quinta-feira, 18 de abril de 2024
Fieg faz lives para orientar empresários sobre NRs

Fieg faz lives para orientar empresários sobre NRs

De olho nas recentes revisões das Normas Regulamentadoras (NRs), a Gerência Sindical (Gesin) da Fieg promoveu nesta quarta-feira (23/02) o primeiro de uma série de webinares voltados à sensibilização de empresários goianos para a prevenção de doenças e acidentes de trabalho, sobre os quais as NRs têm abrangência.

23 de fevereiro de 2022

Lorena Blanco: “Agora, o empresário tem a chance de estruturar e integrar toda a gestão de riscos”

De olho nas recentes revisões das Normas Regulamentadoras (NRs), a Gerência Sindical (Gesin) da Fieg promoveu nesta quarta-feira (23/02) o primeiro de uma série de webinares voltados à sensibilização de empresários goianos para a prevenção de doenças e acidentes de trabalho, sobre os quais as NRs têm abrangência. Na oportunidade, cerca de 50 empresários e profissionais da área de recursos humanos acompanharam explicações sobre as principais mudanças trazidas pela revisão da NR1, com objetivo de sistematizar a gestão SST nas empresas.

A iniciativa, coordenada pela advogada trabalhista e assessora jurídica da entidade Lorena Blanco, contou na estreia com participação do gerente de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) do Sesi Goiás, Bruno Godinho. Na oportunidade, cerca de 50 empresários e profissionais da área de recursos humanos acompanharam explicações sobre as principais mudanças trazidas pela revisão da NR1, com objetivo de sistematizar a gestão SST nas empresas.

“Agora, o empresário tem a chance de estruturar e integrar toda a gestão de riscos”, afirmou Lorena, ao abordar as mudanças trazidas com a incorporação à norma do Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO). “O objetivo é promover uma melhoria constante do desempenho em segurança e saúde dentro da empresa. Para tanto, é fundamental que o trabalhador seja sensibilizado, recebendo uma comunicação efetiva sobre as medidas de SST que estão sendo incorporadas para sua proteção. A parceria da empresa com o trabalhador é fundamental”, afirmou.

A advogada explicou os principais direitos e deveres abrangidos pela NR1, tanto no âmbito do empregador quanto do funcionário, e como o GRO e o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) identificam, controlam, analisam e preparam as empresas para os riscos ocupacionais e emergências. “É um completo plano de ação, que indica medidas de prevenção que devem ser introduzidas, aprimoradas ou mantidas pelas organizações, com cronograma, formas de acompanhamento e aferição de resultados”, avaliou Lorena.

Nesse sentido, o gerente de SST do Sesi Goiás, Bruno Godinho, apresentou as soluções oferecidas pela instituição para saúde e segurança do trabalhador. Além da elaboração dos programas legais PGR e PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), de laudos LTCAT (Laudo de Insalubridade e Periculosidade) e de Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), o Sesi Goiás também trabalha com exames complementares, análise ergonômica, entrega de equipamentos de proteção individual (EPI), treinamentos e alertas de não conformidades.

“Mais do que ter um documento, é ter um sistema que a empresa realmente ganha, com programa parametrizado, sistema completo que impede de fazer quaisquer procedimentos fora da legislação. É mais ganho e segurança para a empresa, reduzindo riscos de erros, uma vez que está alinhado com a gestão de informações no eSocial”, esclareceu Bruno, que destacou ainda que, dentro de um processo dinâmico, a metodologia proporciona mais segurança para a empresa, resguardando-a de possíveis problemas trabalhistas.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.