sexta-feira, 19 de abril de 2024
Quais são as dez maiores franquias no Brasil

Quais são as dez maiores franquias no Brasil

O ranking da ABF mostra que O Boticário mantém-se firme em 1º lugar. Mantendo a sua trajetória de crescimento, a rede Cacau Show assumiu a vice-liderança no ranking nacional.

22 de fevereiro de 2022

O mercado de franquias tem crescido no Brasil, depois de ficar quase paralisado em 2020, primeiro ano da pandemia da Covid-19. Estudo da Associação Brasileira de Franchising aponta um aumento do número de redes que somam mais de 1.000 unidades (lojas) no Brasil. Agora são 21 redes que atingiram esta marca, ante 17 em 2020.

“As redes não apenas mantiveram, como aceleraram seus planos de expansão, resultando no expressivo crescimento do total de unidades. Alimentação, um dos segmentos mais tradicionais do setor, abriu espaço para outros ramos, incluindo B2B. Notamos também que muitas redes alavancaram seu crescimento com modelos alternativos de operação, principalmente home based e virtual”, diz André Friedheim, presidente da ABF.

O ranking da ABF mostra que O Boticário mantém-se firme em 1º lugar no ranking, com um total de 3.652 unidades em 2021. Mantendo a sua trajetória de crescimento, a rede Cacau Show, que já havia subido para o terceiro lugar no ranking de 2021, assumiu a vice-liderança no ranking nacional, saltando de 2.371 para 2.827 operações, aumento de 19,2%. O McDonald’s vem a seguir, em 3º lugar, passando de 2.567 para 2.585 unidades, crescimento de 0,7%.

Outras redes têm crescido significativamente no Brasil e, embora não estejam ainda entre as 10 maiores, têm potencial de chegar no topo do ranking nacional. Entre elas, estão: a Gazin Semijóias, a Ortobom, a Prudential, a Odontocompany, a Splash, a iGUi e a Sorridents.

Observando os segmentos, o ranking da ABF constatou que as franquias de serviços são as que têm experimentado maior crescimento, principalmente por adotarem novos formatos digitais. O levantamento indica que enquanto as operações em loja tradicional caíram de 90% para 82% em participação nas redes, outros formatos (home based, unidades móveis e quiosques) cresceram de 10% para 18%.

Fator de grande relevância para as redes, o tempo de atuação no mercado entre as franquias com 10 anos ou mais se manteve em 71% no ano passado, como em 2020. Já as marcas atuantes no setor entre 5 e 6 anos tiveram a maior alta, saltando de 2% para 12%. “Em que pese que os anos de estrada continuem sendo muito importantes, acompanhamos o dinamismo do setor com a chegada e o desenvolvimento rápido de entrantes relativamente jovens”, comenta o presidente da ABF.

Ranking das maiores franquias no Brasil:

  • O BOTICÁRIO (3652 unidades)
  • CACAU SHOW (2827 unidades)
  • MCDONALD´S (2585 unidades)
  • GAZIN SEMIJOIAS (2083 unidades)
  • ORTOBOM (2078 unidades)
  • PIT STOP SKOL (1880 unidades)
  • SUBWAY (1862 unidades)
  • AM/PM (1841 unidades)
  • SEGURALTA – BOLSA DE SEGUROS (1682 unidades)
  • LUBRAX + (1668 unidades)

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.