sexta-feira, 19 de abril de 2024
Produção industrial cresce 3,9% em 2021

Produção industrial cresce 3,9% em 2021

Apesar das dificuldades enfrentadas ao longo do ano, a produção industrial brasileira cresceu 3,9% em 2021, depois de dois anos seguidos de perdas, informou nesta quarta-feira (2) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em dezembro, o setor registrou alta de 2,9% na comparação com novembro, com resultados melhores que as expectativas do mercado.

2 de fevereiro de 2022

Apesar das dificuldades enfrentadas ao longo do ano, a produção industrial brasileira cresceu 3,9% em 2021, depois de dois anos seguidos de perdas, informou nesta quarta-feira (2) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em dezembro, o setor registrou alta de 2,9% na comparação com novembro, com resultados melhores que as expectativas do mercado.

No acumulado do ano, a indústria teve resultados positivos em 3 das 4 grandes categorias econômicas e em 18 das 26 atividades investigadas pela pesquisa, com destaque para veículos automotores, reboques e carrocerias (20,3%), máquinas e equipamentos (24,1%) e metalurgia (15,4%).

Entre as grandes categorias econômicas, o maior avanço foi na produção de bens de capital (28,3%). Os segmentos de bens intermediários (3,3%) e de bens de consumo duráveis (1,9%) também assinalaram crescimento no ano, mas ambos com avanços abaixo da média da indústria. O setor produtor de bens de consumo semi e não-duráveis (-0,5%) foi o único que encolheu, pressionado, principalmente, pela menor produção vinda do setor de produtos alimentícios.

“É um ano em que a indústria cresce sobre um período de muita perda. Essa também é uma característica da atividade de veículos automotores, que, em 2020, teve acumulado no ano de -27,9%. Então ela segue o mesmo comportamento da indústria geral: cresce e fica no campo positivo, embora não tenha revertido as perdas do ano anterior”, destacou o gerente da pesquisa, André Macedo

O setor automotivo foi fortemente afetado pela desarticulação das cadeias produtivas durante a pandemia de Covid-19. “Além do encarecimento dos custos de produção, houve desabastecimento das plantas industriais, caracterizada pela falta de insumos e peças para a geração do bem final. A produção dos automóveis ficou marcada pelas paralisações das plantas industriais ao longo de 2021”, lembrou Macedo.

“Em 2021, houve uma característica decrescente ao longo do ano, uma vez que houve ganho acumulado de 13% no primeiro semestre e, posteriormente, o setor industrial mostrou redução de fôlego. Os resultados positivos dos primeiros meses do ano tinham relação com uma base de comparação muito depreciada, já que em 2020 houve perdas bastante intensas para a indústria”, afirmou o gerente da pesquisa, André Macedo.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.