sexta-feira, 19 de abril de 2024
Confiança do empresário industrial goiano volta a subir

Confiança do empresário industrial goiano volta a subir

O Índice de Confiança do Empresário Industrial Goiano (ICEI) subiu 9,6 pontos em novembro em relação a outubro, voltando a ultrapassar a marca dos 60 pontos e chegando a 62,5 pontos. Na comparação com o mês de novembro do ano passado, o resultado também foi positivo, com incremento de 0,9 ponto. As empresas de grande porte seguem com o maior índice, 58,9 pontos, seguido das empresas de pequeno porte, 58, e, por fim, as empresas de médio porte, 57,2 pontos.

29 de novembro de 2021

O Índice de Confiança do Empresário Industrial Goiano (ICEI)  subiu 9,6 pontos em novembro em relação a outubro, voltando a ultrapassar a marca dos 60 pontos e chegando a 62,5 pontos. Na comparação com o mês de novembro do ano passado, o resultado também foi positivo, com incremento de 0,9 ponto. As empresas de grande porte seguem com o maior índice, 58,9 pontos, seguido das empresas de pequeno porte, 58, e, por fim, as empresas de médio porte, 57,2 pontos.

A informação é da Coordenação Técnica (Cotec) da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), ao lembrar que, mesmo diante das adversidades do cenário econômico, os empresários goianos têm mantido a confiança ao longo dos meses.”Os resultados atuais são vistos de forma positiva, pois ainda que o cenário econômico siga desestabilizado, com descontrole inflacionário, aumento dos juros e alta taxa de desemprego, por exemplo, o setor produtivo mantém a confiança na economia e em seus negócios, sinalizando uma manutenção, ou mesmo um aumento, no nível de produção”, frisa a Cotec/Fieg.

O resultado goiano vai na contramão do apurado nacionalmente que, pelo terceiro mês consecutivo, apresentou queda, fechando nos 57,8 pontos. Desde setembro, o ICEI nacional acumula recuo de 7,2 pontos. Entretanto, o indicador permanece acima da linha divisória dos 50 pontos, indicando que empresários industriais seguem confiantes. Conforme a metodologia da pesquisa, o índice varia de 0 a 100 pontos, e resultados acima de 50 sinalizam confiança em alta.

A última vez que a pesquisa identificou queda na confiança empresarial em Goiás foi em maio de 2020, quando o índice ficou em 43,6 pontos, desde então, acumula alta de 18,9 pontos. Naquele momento, lembra a Cotec, o Brasil e o mundo viviam o pior momento da crise sanitária da Covid 19.

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) é uma sondagem realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com a Fieg e busca identificar tendências na produção industrial. Conforme metodologia da pesquisa, o índice varia de 0 a 100 pontos e resultados acima de 50 sinalizam confiança em alta.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.