sábado, 20 de abril de 2024
Estudo revela 10 atividades com maior potencial de exportação

Estudo revela 10 atividades com maior potencial de exportação

Estudo do Sebrae e da CNI revela que as micro e pequenas empresas do setor de confecção de roupas e acessórios são as que mais têm potencial para exportar seus produtos.

1 de novembro de 2021

As micro e pequenas empresas do setor de confecção são as que têm maior potencial para exportar

Estudo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revela que as micro e pequenas empresas do setor de confecção de roupas e acessórios são as que mais têm potencial para exportar seus produtos. As confecções para uso feminino têm destaque no setor, principalmente com os seguintes produtos: camisetas de malha, maiôs e biquínis, calças e shorts.

Das 10 atividades apontadas pelo estudo, as outras 9 são a fabricação de produtos alimentícios; conservas de frutas, legumes e acessórios; móveis; sabões e detergentes; produtos de limpeza, cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal; produção de lavouras permanentes (cultivo perenes, como café, maçã e laranja, por exemplo); laticínios; moagem, fabricação de produtos amiláceos e de alimentos para animais; fabricação de estruturas metálicas e obras de caldeiraria pesada e fabricação de instrumentos e materiais para uso médico e odontológico e de artigos ópticos.

Os principais destinos identificados como oportunidades para exportação dos produtos desses negócios são Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Estados Unidos, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai. “O potencial exportador para esses países pode ser explicado por aspectos como distância geográfica, posição de mercado dos produtos brasileiros e ambiente de negócios facilitado por acordos comerciais”, explica Carlos Melles, presidente do Sebrae.

Confecção de roupas

Em 2019, o setor de confecção de roupas e acessórios contava com mais de 42 mil micro e pequenas empresas, responsáveis por quase 370 mil postos de trabalho formal, de acordo com o estudo. A pesquisa mostra que as oportunidades de exportação estão, principalmente, em 18 estados: Alagoas, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

“O potencial exportador para esses países pode ser explicado por aspectos como distância geográfica, posição de mercado dos produtos brasileiros e ambiente de negócios facilitado por acordos comerciais”, explica Melles.

Há, pelo menos, 50 setores em todos os estados brasileiros das cinco regiões com potencial para exportar, segundo a pesquisa. Conforme o Sebrae, esse trabalho tem a intenção de fazer com que os empreendedores, de acordo com o seu setor e território, conheçam melhor o mercado internacional e preparem seus produtos para ultrapassar as fronteiras.

“Um dos pontos relevantes do estudo é que ele utiliza as distâncias entre os estados produtores e o país de destino para diminuir o custo logístico, além do idioma oficial do país de destino. Essa é uma das formas de medir a aproximação cultural, que tende a facilitar os negócios, especialmente para as micro e pequenas empresas que, em geral, possuem uma estrutura administrativa enxuta, sem um setor exclusivamente dedicado ao comércio exterior”, frisa.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.