quinta-feira, 25 de abril de 2024
Atacadão Costa investirá até R$ 500 milhões para dobrar de tamanho

Atacadão Costa investirá até R$ 500 milhões para dobrar de tamanho

O Grupo Atacadão Costa planeja dobrar o número de unidades em Goiás e Distrito Federal até 2024 com investimento entre R$ 400 milhões e R$ 500 milhões para a construção de dez novas lojas.

28 de outubro de 2021

Com o crescimento do setor em plena pandemia, o Grupo Atacadão Costa planeja dobrar o número de unidades em Goiás e Distrito Federal até 2024. Com investimento entre R$ 400 milhões e R$ 500 milhões, serão construídas dez lojas nos próximos três anos, o que o colocará como um dos líderes do mercado de atacarejo no Centro-Oeste.

Já em 2022, serão abertas quatro lojas: uma no Shopping Estação Goiânia, a primeira unidade de Rio Verde, e duas no Distrito Federal. Somente em Goiás, serão investidos cerca de R$ 70 milhões e gerados 250 empregos diretos. As unidades do DF demandarão R$ 80 milhões em investimentos e devem empregar mais 250 pessoas.

A distribuição das outras seis unidades que serão inauguradas até 2024 ainda é mantida em segredo. “O objetivo principal é nos consolidar como a maior rede regional de atacarejo do Centro-Oeste”, diz o gerente de Novos Negócios do Atacadão Costa, Carlos Toledo. Os maiores concorrentes são redes ligadas a grupos nacionais, como o Assaí e o Atacadão.

Por enquanto, não há planos de expandir a rede para outros estados. Atualmente, são quatro lojas em Goiânia, uma em Valparaíso (no Entorno do DF), três em Brasília (Taquari, Santa Maria, Águas Claras) e duas em Taguatinga. Juntas, têm cerca de 1,2 mil funcionários.

Crescimento
Os projetos de expansão vêm a reboque de um crescimento expressivo nos últimos dois anos. Em 2020, o faturamento aumento 18% em relação a 2019, segundo Toledo. Em 2021, o crescimento, até setembro, foi de 28% em relação ao mesmo período do ano passado.
A expectativa é fechar com crescimento de até 30% este ano. “O segmento (de atacarejo) cresceu muito, porque trabalha com preços mais baixos que o varejo convencional. O atacarejo não oferece alguns serviços, como padaria, e, por isso, tem os custos fixos mais baixos”, explica.
Outro motivo de otimismo é o lançamento do Auxílio Brasil, pelo governo federal, que deve conceder benefícios em torno de R$ 400 para famílias hoje cadastradas no Bolsa Família. “Será uma injeção importante na economia, que deve aquecer o final do ano”, acredita Toledo.
Some-se a isso as flexibilizações de atividades, com a diminuição de casos de Covid-19 no Brasil, que favorecerá o retorno das confraternizações, que estimulam o consumo de alimentos e bebidas, que estão entre os produtos mais vendidos no Atacadão Costa.
“Nosso mix tem cerca de 9 mil produtos, puxados pela mercearia, higiene e bebidas”, diz o gerente de Novos Negócios da Rede. Essa oferta vem de cerca de 400 fornecedores, locais e nacionais.
A rede nasceu há 16 anos, com quatro lojas no Distrito Federal, com o nome Base Atacado. Em 2017, foi aberta a primeira unidade em Goiânia, já como Atacadão Costa. Em 2020, foi feita a fusão, sob o nome Atacadão Costa. As lojas padrão têm, em média, 4 mil metros quadrados. As unidades Atacadão Costa Express são menores e estão concentradas no DF.

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