quarta-feira, 24 de abril de 2024
PIB de Goiás cresce 4,4% no segundo trimestre de 2021

PIB de Goiás cresce 4,4% no segundo trimestre de 2021

O Produto Interno Bruto (PIB) goiano cresceu 4,4% no segundo trimestre de 2021, em comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo divulgou hoje (04/10) o Instituto Mauro Borges, com dados do IBGE. Convém lembrar que a pandemia da Covid-19 teve início maior em Goiás no segundo trimestre do ano passado, quando o Estado […]

4 de outubro de 2021

O Produto Interno Bruto (PIB) goiano cresceu 4,4% no segundo trimestre de 2021, em comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo divulgou hoje (04/10) o Instituto Mauro Borges, com dados do IBGE. Convém lembrar que a pandemia da Covid-19 teve início maior em Goiás no segundo trimestre do ano passado, quando o Estado e as prefeituras adotaram várias medidas de restrições para promoverem o isolamento social da população, o que gerou uma forte queda nas atividades econômicas em Goiás.

A recuperação neste ano é percebida, portanto, em praticamente todos os setores da economia goiana. O setor de serviços, por exemplo, um dos mais afetados pelas restrições na pandemia no segundo trimestre deste ano registra crescimento de 8% em Goiás, comparado ao segundo trimestre de 2020. No acumulado do ano, o setor já apresenta acréscimo de 13,9%.

Outro segmento que também sofreu mais com as restrições econômicas no ano passado e tem apresentado uma recuperação maior neste ano é o do comércio, que em 2021 apresenta o melhor resultado positivo de uma série histórica, alcançando 4,4% no acumulado em 12 meses.

Já a indústria goiana, que sofreu menos com as restrições devido ao seu perfil, apresentou crescimento de apenas 0,7% entre os dois períodos. Quatro atividades da indústria em Goiás acumulam resultados positivos em 2021: fabricação de veículos automotores; de produtos minerais não metálicos; de produtos químicos e extrativa. O crescimento da fabricação de produtos minerais não metálicos demonstra que o setor da construção civil começa a dar sinais de recuperação, já que a atividade é a principal fornecedora de insumos para o setor.

Comemoração

Para o gerente de Estudos Macro do Instituto, Anderson Mutter Teixeira, o resultado positivo mostra que a economia goiana está mais resiliente aos choques econômicos sofridos em escala mundial. “Historicamente, o Índice de Atividade Econômica do Brasil, elaborado pelo Banco Central, tem mostrado que o desempenho goiano está acima do nacional. Em especial, no que tange ao segundo trimestre de 2021, tanto o indicador nacional como o regional vêm apresentando crescimento. Isso reflete a retomada econômica que ocorre no Brasil e em Goiás, à luz da retomada das atividades econômicas ao patamar pré-pandemia”, afirma.

O governo de Goiás tem comemorado os indicadores da economia. “Nada melhor do que, depois de passar o pior momento da pandemia, fazer uma análise de consciência e saber que nós acertamos. Primeiro, salvar vidas e também dar garantia às pessoas que ampliaram sua vulnerabilidade”, diz o governador Ronaldo Caiado, que sofreu críticas de empresários e políticos (especialmente os bolsonaristas) no ano passado por causa dos decretos que determinavam o fechamento de empresas em Goiás.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.