quinta-feira, 25 de abril de 2024
Grupo PSCO e Ecocidades vão retomar terminal multimodal de Gurupi

Grupo PSCO e Ecocidades vão retomar terminal multimodal de Gurupi

O Grupo Porto Seco Centro-Oeste (PSCO), com atuação em Anápolis (GO), e a empresa Ecocidades assinaram contrato para viabilizar a retomada das operações Terminal Multimodal de Gurupi (TMG), no Tocantins. A perspectiva é iniciar ainda este ano o transporte ferroviário de minério de manganês, que será enviado ao Porto de Itaqui, no Maranhão, com destino […]

4 de outubro de 2021

O Grupo Porto Seco Centro-Oeste (PSCO), com atuação em Anápolis (GO), e a empresa Ecocidades assinaram contrato para viabilizar a retomada das operações Terminal Multimodal de Gurupi (TMG), no Tocantins. A perspectiva é iniciar ainda este ano o transporte ferroviário de minério de manganês, que será enviado ao Porto de Itaqui, no Maranhão, com destino à China e à Índia.

A carga é proveniente de cidades próximas como Cavalcante, Niquelândia, São Valério, e de municípios do Sul do Tocantins. O carregamento é recebido no TMG pelo modal rodoviário e será embarcado pela Ferrovia Norte-Sul até o Porto de Itaqui por transportador contratado pela Ecocidades. A primeira operação está prevista para ser realizada em novembro com destino à China e Índia.

O contrato terá vigência de cinco anos, com previsão de movimentar aproximadamente 150 mil toneladas de minério por ano. O setor de mineração encontra-se em expansão no Tocantins. O município de Goianorte, por exemplo, deve receber em breve projeto para extração de manganês e tem expectativa de produzir até 500 mil toneladas do minério por ano.

Em 2019 a Perth Recursos Minerais arrematou os direitos de exploração de minérios no Complexo Polimetálico de Palmeirópolis (TO), que também deve utilizar o Terminal Multimodal de Gurupi para exportar o minério. O município tem grande potencial para produção de cobre e zinco. O Grupo Porto Seco-Centro Oeste é o detentor da concessão do Porto Seco de Anápolis, responsável por operar quase metade das importações goianas.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.