sábado, 20 de abril de 2024
Confiança industrial em Goiás é a mais alta nos últimos 10 anos

Confiança industrial em Goiás é a mais alta nos últimos 10 anos

Com aumento de 4,2 pontos frente a igual período do ano passado, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) em Goiás bateu 64,7 pontos em agosto. Esse é o melhor resultado do índice desde março de 2011. Na comparação com o mês anterior (julho/21), o aumento foi de 1,6 ponto, conforme informações divulgadas nesta […]

19 de agosto de 2021

Com aumento de 4,2 pontos frente a igual período do ano passado, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) em Goiás bateu 64,7 pontos em agosto. Esse é o melhor resultado do índice desde março de 2011. Na comparação com o mês anterior (julho/21), o aumento foi de 1,6 ponto, conforme informações divulgadas nesta quinta-feira (19) pela Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg). 

O Icei é composto pelos indicadores de Condições, que mede o momento atual do ambiente de negócios comparado com os últimos seis meses, e de Expectativas, que avalia as perspectivas para o próximo semestre. Em ambos os índices, foram registrados aumentos. Conforme metodologia da pesquisa, o Icei varia de 0 a 100 pontos e valores acima de 50 revelam empresários confiantes.

O Indicador de Condições foi o que mais contribuiu com o aumento do Icei em agosto, com crescimento de 2,3 pontos da confiança frente ao mês anterior e 6,6 pontos na comparação com agosto do ano passado. Com isso, o indicador chegou a 57,4 pontos, melhor resultado desde dezembro/20.

“O resultado confirma que, no âmbito da economia, o pior da pandemia ficou para trás. Agora é avançarmos nas agendas relevantes para a retomada do crescimento”, avaliou o presidente da Fieg, Sandro Mabel, ao reiterar a importância das reformas administrativa e tributária.

Segundo componente do Icei, o Indicador de Expectativas alcançou 68,3 pontos em agosto, registrando incremento de 1,2 ponto frente a julho/21 e 3,0 pontos na comparação com igual período do ano passado. “Esse é o quarto mês consecutivo em que o indicador fica acima dos 60 pontos, o que mostra empresários confiantes numa melhora no cenário econômico no curto prazo”, explica a assessora econômica da Fieg, Januária Guedes.

A confiança industrial em Goiás é mais disseminada entre as pequenas empresas (66,8 pontos), que registraram aumento de 3,7 pontos em agosto na comparação com igual período de 2020. As médias e grandes empresas também registraram incremento do indicador, alcançando 64,0 pontos e 63,9 pontos, respectivamente.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.