quinta-feira, 18 de abril de 2024
Caoa produzirá carros da Hyundai por mais dez anos

Caoa produzirá carros da Hyundai por mais dez anos

O Grupo Caoa conseguiu vitória num tribunal de Frankfurt, na Alemanha, para manter o direito de produzir e importar com exclusividade veículos da Hyundai no Brasil por mais dez anos. Com isso, aumenta a possibilidade da empresa brasileira produzir mais veículos da marca coreana na sua fábrica no DAIA, em Anápolis, com desenvolvimento de tecnologias, […]

23 de julho de 2021

Caoa deve agora iniciar o plano de produzir novos veículos na sua fábrica em Anápolis

O Grupo Caoa conseguiu vitória num tribunal de Frankfurt, na Alemanha, para manter o direito de produzir e importar com exclusividade veículos da Hyundai no Brasil por mais dez anos. Com isso, aumenta a possibilidade da empresa brasileira produzir mais veículos da marca coreana na sua fábrica no DAIA, em Anápolis, com desenvolvimento de tecnologias, além de importar novos modelos para o País. As informações foram publicadas no Jornal do Carro.

O litígio entre a Caoa e Hyundai começou em abril de 2018 por conta do rompimento, pela multinacional coreana, do contrato que garantia à empresa brasileira o direito de importar e fabricar seus veículos por 20 anos. A cláusula do contrato previa renovação automática ao fim dos dez primeiros anos. O prazo venceu em abril de 2018 e a Hyundai tentou cancelar o acordo de forma unilateral. Mas perdeu.

A Caoa mantém no Brasil a exclusividade para importar veículos da Hyundai feitos na Coreia do Sul. Ou seja, modelos como o utilitário-esportivo Santa Fe e o sedã Elantra, entre outros. Além disso, a empresa brasileira fabrica os SUVs ix35 e Tucson na planta de Anápolis, além do caminhão HR. Por sua vez, a Hyundai Motor Brasil (HMB), da multinacional coreana, fabrica a linha HB20 (hatch e sedã) e o SUV compacto Creta. As duas famílias de veículos são produzidas na planta da empresa em Piracicaba, no interior de São Paulo.

Novos veículos em Anápolis

Com o resultado favorável à Caoa, a empresa vai tirar do papel os planos de produzir novos carros da Hyundai no Brasil, na fábrica goiana. Os mais prováveis são o Xcent e o Elantra. O Xcent é um sedã de quatro portas, de pequeno porte, menor que o Ka Sedan. Na Coreia do Sul é oferecido com motor 1.0 de três cilindros a gasolina que gera potência de 83 cv e torque de 11,6 mkgf. O câmbio é manual de cinco marchas. Se for mesmo feito no Brasil, o sedã será da nova geração, lançada na Ásia no ano passado. Para o mercado brasileiro, o modelo poderá ter o mesmo motor 1.0 da linha HB20, um três-cilindros flexível de até 80 cv.

O outro modelo que pode ser feito em Anápolis é o novo Elantra. O sedã médio, que já faz parte da linha 2021 da Hyundai, recebeu atualização em 2020. Cresceu 5,5 cm e agora tem 4,67 metros de comprimento, maior que o do Toyota Corolla. A dianteira recebeu uma enorme grade, faróis mais afilados e com uma linha de luzes de LEDs na parte superior. Em conjunto com o capô bem inclinado e com os para-choques com novo desenho, o sedã ficou com um aspecto moderno e esportivo.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.