quinta-feira, 25 de abril de 2024
Sobras da Rede Citro5 atraem outras empresas

Sobras da Rede Citro5 atraem outras empresas

A maior preocupação do segmento varejo alimentar, atualmente, é com as sobras e resíduos gerados diariamente. Se mal aproveitados, impactam o meio ambiente e provocam prejuízos econômicos. Mas um programa adotado pela Rede Citro5, localizada em Mineiros, no Sudoeste Goiano, tem despertado a atenção de outras empresas devido ao sucesso alcançado nos últimos cinco anos. […]

20 de julho de 2021

Rondinely Leal: “O prejuízo com desperdício/perdas na empresa é de menos de 1% do faturamento”

A maior preocupação do segmento varejo alimentar, atualmente, é com as sobras e resíduos gerados diariamente. Se mal aproveitados, impactam o meio ambiente e provocam prejuízos econômicos. Mas um programa adotado pela Rede Citro5, localizada em Mineiros, no Sudoeste Goiano, tem despertado a atenção de outras empresas devido ao sucesso alcançado nos últimos cinco anos.

Todos os resíduos provenientes das cinco lojas do grupo são reaproveitados, gerando novos produtos, renda para a população e economia financeira para a própria empresa, que atua nos segmentos de embalagens de papel e de madeira, alumínio, sobras de hortifrutigranjeiros, de panificação, do açougue, produtos em embalagens rasgadas ou amassadas no transporte ou nas gôndolas, óleo vegetal usado e até mesmo vidros de azeitonas, palmitos e outros.

O diretor executivo da Citro5, Rondinely Leal, conta que, após a adoção do programa de reaproveitamento de sobras, o prejuízo com desperdício/perdas na empresa é de menos de 1% do faturamento, enquanto a média do mercado supera a 2%. Mensalmente, o ganho médio com todo reaproveitamento de resíduos e incentivos chega a 2% do faturamento mensal (R$ 260 mil).

Parcerias
A família Carrijo, desde a fundação da empresa há 30 anos, sempre teve como foco a preocupação com programas sociais e com a preservação do meio ambiente. Mas, nos últimos cinco anos, intensificou as ações, fazendo parcerias com órgãos públicos, igrejas, ONGs, associações assistenciais e entidades.

Todos os produtos de hortifrúti e perecíveis das gôndolas das cinco lojas da Rede Citro5, mas em condições de consumo, são reaproveitados em sua cozinha industrial para serem transformados em doces, geleias e sucos que são vendidos nas lojas. Também são usados para a elaboração de produtos de consumo rápido, já descascados, limpos e embalados a vácuo (um grande sucesso é o kit sopa para consumo imediato).

Tudo a partir da seleção de produtos que teriam como destino o descarte. Outra parte é entregue à um ativista ambiental local e também nacionalmente conhecido o sr.Kataiama, que faz trabalho com animais silvestres resgatados do Parque Nacional das Emas e também de outros lugares.

Os produtos de embalagens danificadas no transporte ou nas próprias gôndolas, como arroz, feijão, farinhas, açúcar, café e outros, mas em boas condições de consumo, são usados no restaurante da empresa e também doados a igrejas e entidades que fazem trabalhos sociais no município. O óleo comestível usado na cozinha do restaurante é entregue a um parceiro local, que o reutiliza e devolve à empresa outra parte que ela teria custo de aquisição. As embalagens de papelão e de plástico, que chegam a 30 toneladas/mês, também são reutilizadas.

Numa parceria com igrejas, ONGs, associações assistenciais e entidades locais, os produtos reciclados são doados às pessoas necessitadas 

Ampliar ações
Agora, a Citro5 busca parceria junto a entidades e pessoas públicas ou privadas para fazer um programa de reaproveitamento das embalagens de madeira, para fabricação de móveis, vidros para decoração e peças artesanais. Também busca alternativas para implementar horta comunitária a partir de compostagem gerada a partir dos resíduos orgânicos. “Procuramos integrar a sociedade em nossos projetos sociais e econômicos e garantir a preservação do meio ambiente”, ressalta Rondinely Leal.

A Rede Citro5 responde por 60% do market share do município de Mineiros e está está entre as 30 maiores do ramo varejista regional de Goiás. Em junho último, completou 30 anos no mercado. Para comemorar, pretende abrir mais uma loja em Mineiros, este ano, e outra em 2022, em outro município da região. Conta com 500 colaboradores diretos.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.