quinta-feira, 25 de abril de 2024
Confiança do industrial goiano segue em alta

Confiança do industrial goiano segue em alta

Pelo segundo mês consecutivo, o Índice de Confiança do Empresário Industrial Goiano (ICEI) apresentou aumento. Em junho, o indicador subiu para 63,4 pontos, alta de 4,3 pontos na comparação com maio e 12,6 pontos acima do resultado frente igual período do ano passado. Esse é o melhor resultado desde fevereiro/2020, quando o índice de confiança […]

29 de junho de 2021

Pelo segundo mês consecutivo, o Índice de Confiança do Empresário Industrial Goiano (ICEI) apresentou aumento. Em junho, o indicador subiu para 63,4 pontos, alta de 4,3 pontos na comparação com maio e 12,6 pontos acima do resultado frente igual período do ano passado. Esse é o melhor resultado desde fevereiro/2020, quando o índice de confiança alcançou os 64 pontos.

A alta na confiança foi ainda mais acentuada para as empresas de pequeno porte, que registraram a 67,6 pontos no ICEI em junho, um incremento de 6,1 pontos na comparação com o mês anterior. Para as empresas de médio porte, o aumento também foi de 6,1 pontos, levando o indicador para 62,7 pontos. Já as grandes empresas revelaram avanço de 2,5 pontos, fazendo com que seu índice de confiança subisse para 61,6 pontos.

Para o presidente da Fieg, Sandro Mabel, os números mostram que à medida que a vacinação avança, maior é a confiança do empresário industrial na retomada da economia. “Por isso, sempre defendemos a aceleração da imunização e a compra de vacinas pelos Estados”, afirmou.

Dentre os componentes do ICEI, destaca-se o Indicador de Condições, que pela primeira vez nos últimos 4 meses ultrapassou a linha divisória dos 50 pontos. O indicador subiu para 55,2, aumento de 6 pontos frente a maio e 15,9 pontos frente a junho de 2020. Esse indicador mede as condições atuais comparadas com os últimos seis meses e o resultado mostra melhora nas condições de negócios das empresas sondadas.

O Indicador de Expectativas, que mede as perspectivas para os próximos seis meses, também apresentou melhora, com aumento de 3,5 pontos na comparação com maio e 11 pontos frente a junho do ano passado. “O resultado atual, 67,5 pontos, revela empresários otimistas com o futuro próximo. O resultado nacional também foi de aumento frente a maio deste ano e junho do ano passado, e chegou a 61,7 pontos. Ainda assim, pelo quarto mês consecutivo, o resultado nacional ficou abaixo do resultado de Goiás”, explica a economista da Fieg Januária Guedes.

De acordo com a metodologia da pesquisa, O ICEI varia de 0 a 100 pontos, sendo que resultados acima de 50 pontos indicam aumento na confiança empresarial.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.