sexta-feira, 19 de abril de 2024
Itumbiara ganha posto do CIN/Fieg

Itumbiara ganha posto do CIN/Fieg

Itumbiara, no Sul do Estado, é mais uma cidade goiana a receber um Posto Avançado do Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (CIN/Fieg), instalado na Escola Senai. A ação estratégica, por iniciativa do Conselho Temático de Comércio Exterior e Negócios Internacionais, presidido pelo empresário Emílio Bittar, visa encurtar distâncias: […]

24 de junho de 2021

Johanna Guevara: “Nosso foco é promover a internacionalização de nossas empresas”

Itumbiara, no Sul do Estado, é mais uma cidade goiana a receber um Posto Avançado do Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (CIN/Fieg), instalado na Escola Senai. A ação estratégica, por iniciativa do Conselho Temático de Comércio Exterior e Negócios Internacionais, presidido pelo empresário Emílio Bittar, visa encurtar distâncias: de Goiás para o mundo e vice-versa.


Trata-se de mais um serviço para incentivar as exportações de produtos made in Goiás, por meio da emissão do Certificado de Origem (COD) e declaração de livre venda. Depois de Itumbiara, também ganharão postos avançados os polos de Rio Verde, Catalão, Barro Alto e Niquelândia, a serem instalados em unidades do Sistema Fieg.


O Centro Internacional de Negócios da Fieg foi pioneiro na Região Centro-Oeste e o segundo em todo o País a emitir o Certificado de Origem Digital (COD) por meio da nova plataforma Sistema COD, que facilitou a prestação do serviço a empresários atestando a origem de seu produto e assegurando benefícios tarifários em 23 países. É mais uma facilidade que a Fieg – a única autorizada em Goiás pela Associação Latino-Americana de Integração (Aladi) – proporciona ao setor produtivo para incentivar a internacionalização das empresas goianas.

O presidente da Fieg, Sandro Mabel, ressaltou a importância da ampliação do atendimento do CIN. “É um momento especial para o Sistema Fieg e para as indústrias de Itumbiara e de toda a Região Sul Goiano. A partir de agora, empreendedores locais contam com suporte para emissão do documento Certificado de Origem (COD), sem precisar emitir o documento fora de sua base”, disse. Antes era necessário o empresário vir a Goiânia para fazer a emissão do certificado.


A coordenadora do Centro Internacional de Negócios (CIN) da Fieg, Johanna Guevara, reforçou a importância da iniciativa, que já funciona em Anápolis. “Nosso objetivo é facilitar e reduzir custos para as empresas goianas. É importante destacar que nosso foco é promover a internacionalização de nossas empresas, sejam elas exportadoras ou importadoras, oferecendo assessoria, estudos de mercado, missões de negócios. Isso significa competitividade para o micro, pequeno e grande empreendedor”, frisou Johanna Guevara.

Durante o encontro on-line, o empresário Roberval Dias Martins, da Alca Food Ltda., elogiou a iniciativa e anunciou a emissão de quatro CODs pela empresa que ele dirige. “Trabalhamos com a Fieg e o CIN há algum tempo. Agora não será preciso ir a Goiânia para fazer a emissão do certificado. Vamos gastar poucos minutos para ir ao Senai de Itumbiara e fazer a emissão do COD, com economia de tempo e custos”, pontuou. A diretora de RH da Caramuru Alimentos, Margareti Scarpelini, parabenizou o trabalho desenvolvido pela Fieg. “O Sistema Indústria – Sesi, Senai e IEL – é um grande parceiro da Caramuru e, com certeza, vamos precisar de todo apoio aqui em Itumbiara”, frisou.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.