sexta-feira, 19 de abril de 2024
BNDES e Estado querem privatizar 1,1 mil km de rodovias

BNDES e Estado querem privatizar 1,1 mil km de rodovias

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Governo de Goiás assinaram contrato para a estruturação de projeto de concessão de 1,14 mil quilômetros de sete rodovias estaduais. Com investimentos dos futuros concessionários estimados em pelo menos R$ 1,2 bilhão nos primeiros 5 anos do projeto, a expectativa é que as melhorias […]

24 de junho de 2021

O projeto prevê a concessão de 150 quilômetros da GO-020 para a iniciativa privada

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Governo de Goiás assinaram contrato para a estruturação de projeto de concessão de 1,14 mil quilômetros de sete rodovias estaduais. Com investimentos dos futuros concessionários estimados em pelo menos R$ 1,2 bilhão nos primeiros 5 anos do projeto, a expectativa é que as melhorias nas principais vias que ligam Goiás aos mercados do Brasil e, depois, ao exterior contribuam para o desenvolvimento econômico regional e nacional, de uma forma mais ampla.


O BNDES coordenará os estudos para modelagem da concessão de 85,02 km GO-010, 149,94 km da GO-020, 312,37 km da GO-060, 129,63 km da GO-070, 143,33 km da GO-080, 214,32 km da GO-139 e 106,85 KM da GO-330 e dará suporte ao Estado durante o processo. O Banco contratará consultores para conduzir estudos técnicos e dar apoio nas demais etapas, como audiências públicas, análise por parte do TCE e realização de leilão, previsto para o primeiro trimestre de 2023.

O principal objetivo da iniciativa é melhorar a gestão das estradas, viabilizando os investimentos necessários para a revitalização e melhor aproveitamento desses sete trechos. Com o projeto de concessão, o Estado pretende ampliar a segurança e o conforto para os usuários das rodovias, melhorando a relação custo/benefício, além de dar um melhor suporte à logística dos transportes de cargas e passageiros em diversas regiões do Estado de Goiás.


Os estudos devem identificar e avaliar as alternativas para a viabilidade do projeto, levando em conta fatores como as condições e os volumes de fluxo das vias. Eles também poderão considerar possibilidades de mudanças regulatórias e legais. Tais avaliações servirão de base para o agrupamento das vias em lotes a serem concedidos. Com os resultados dos estudos, o Estado de Goiás poderá decidir sobre como as estradas serão concedidas.

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