Mercado prevê crescimento de 5% para o Brasil

Mercado prevê crescimento de 5% para o Brasil

22 de junho de 2021

Cresce o otimismo quanto à recuperação econômica do Brasil: o mercado financeiro aumentou de 4,8% para 5% a expectativa para o crescimento da economia em 2021, um grande salto comparado com as projeções de um mês, que indicavam alta de 3,5%. As estimativas foram divulgadas no Boletim Focus, do Banco Central. A economia brasileira cresceu 1,2% no 1º trimestre de 2021 contra o anterior, segundo o IBGE, resultado melhor do que o esperado pelo mercado.

O mercado também aumentou a estimativa para a taxa básica, a Selic, de 6,25% para 6,5% ao ano. O Copom aumentou de 3,5% para 4,25% ao ano os juros base, e sinalizou que caminhará para a “normalização da taxa básica“. Significa dizer que subirá para o nível neutro de estímulos na economia, próximo de 6,5% ao ano.


O objetivo do BC é controlar a inflação. As estimativas para o IPCA sobem há 11 semanas consecutivas. No último Focus, a projeção passou de 5,82% para 5,90%. A meta para o IPCA é de 3,75% neste ano, com o mesmo intervalo de tolerância, de 1,5 ponto percentual para mais e para menos (de 2,25% para 5,25%). O Boletim Focus indica que o percentual ficará acima do teto da meta.

As estimativas para o dólar caíram de R$ 5,18 para R$ 5,10.

O portal Empreender em Goiás é uma iniciativa privada com a missão de incentivar a abertura e o crescimento de empresas. Contamos com os melhores parceiros para gerarmos notícias, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.