sábado, 20 de abril de 2024
Após queda em março, setor de serviços goiano cresce em abril

Após queda em março, setor de serviços goiano cresce em abril

O volume de serviços prestados em Goiás cresceu 0,7% em abril, na comparação com março, revelam os dados divulgados nesta sexta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com o resultado, o setor recuperou parte do recuo de março (-1,2%). Quando comparado com abril de 2020, o volume de serviços goianos avançou 24,8%, […]

11 de junho de 2021

O volume de serviços prestados em Goiás cresceu 0,7% em abril, na comparação com março, revelam os dados divulgados nesta sexta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com o resultado, o setor recuperou parte do recuo de março (-1,2%). Quando comparado com abril de 2020, o volume de serviços goianos avançou 24,8%, sendo o maior crescimento da série histórica, favorecido pela fraca base de comparação devido às medidas de isolamento social.

No acumulado de janeiro a abril, o setor tem alta de 8,3% em Goiás, mas em 12 meses está negativo em 2,7%, porém em trajetória de recuperação iniciada em fevereiro. O setor de serviço é o que possui o maior peso na economia brasileira e tem sido também o mais prejudicado pela pandemia do coronavírus por maior dependência de atividades presenciais.

Na comparação com abril de 2020, as cinco atividades que compõem o setor de serviços tiveram desempenho positivo no mesmo mês este ano. Destaque para os Serviços prestados às famílias, que registraram aumento de 143,5%, sendo o maior crescimento na série histórica e a primeira taxa positiva desde o início da pandemia em março de 2020. Mesmo com a alta recorde, o setor ainda não recuperou os impactos da pandemia, sendo que o setor acumula no ano um encolhimento de 5,3% e nos últimos 12 meses de uma diminuição de 30,7%.

Em mesmo sentido de recuperação, os Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio cresceram 32,4% em abril de 2021, registrando o segundo crescimento consecutivo. O resultado positivo acontece após o setor passar por 12 meses de queda consecutiva. A atividade já acumula um crescimento de 13,4% no ano e nos últimos 12 meses de 0,6%. Os Serviços profissionais, administrativos e complementares tiveram alta de 27,2%, sendo o 11º crescimento consecutivo, uma vez que o setor apresentou aumento mesmo durante as medidas de isolamento social. Assim, ele já acumula no ano alta de 24% e nos últimos 12 meses de 14,1%. Já, os Outros serviços cresceram 10%, sendo a primeira taxa positiva, após quatro quedas consecutivas e os Serviços de informação e comunicação que cresceram 2,8%.

Em abril de 2021, o índice de atividades turísticas apontou queda de 0,4% frente a março de 2021. Contudo, quando comparado com abril de 2020 (ainda no início da pandemia do Covid-19), o setor registou aumento de 138,3%, sendo a primeira alta após 13 quedas consecutivas. Ainda assim, os acumulados tanto do ano de 2021 quanto dos últimos 12 meses se mantêm negativos, com índices de -0,2%e -27,1%, respectivamente.

Brasil

O setor de serviços teve desempenho positivo em abril. Na comparação com março, o volume de negócios avançou 0,7% no país. Mesmo com o avanço, o setor se encontra 1,5% abaixo do patamar pré-pandemia, de fevereiro de 2020.

Em relação a abril de 2020, fase inicial da pandemia, houve alta de 19,8%. No quarto mês do ano passado, serviços diversos desabaram com os impactos iniciais da crise sanitária, que paralisou a operação de empresas. Conforme o IBGE, o setor acumulou baixa de 5,4% em 12 meses até abril de 2021. No acumulado deste ano, o segmento registra variação positiva de 3,7%.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.