Marcas globais crescem durante a pandemia

Marcas globais crescem durante a pandemia

21 de maio de 2021

Por conta da pandemia da Covid-19, os consumidores no mundo foram bem menos ao supermercado: 1,6 bilhão de viagens deixaram de ser feitas em 2020, em comparação com o ano anterior. Mas, apesar da redução, o tíquete por viagem aumentou 11%. Como resultado, os consumidores expandiram suas opções de compra e quase dois terços (64%) das 50 principais marcas encontraram compradores adicionais em 2020. As marcas globais de higiene e alimentos embalados foram as que mais se beneficiaram da pandemia no ano passado.

É o que aponta estudo realizado desde 2013: o ranking Brand Footprint da Kantar, líder global em dados, insights e consultoria, que também divulgou as marcas mais escolhidas mundialmente pelos consumidores em 2020. De uma maneira geral, as marcas tiveram crescimento de quase 10% no ano, mas com grandes diferenças regionais. Índia e Estados Unidos foram os mercados mais importantes para o crescimento das 50 maiores marcas em 2020, representando 55% deste desenvolvimento.

A pandemia acelerou a migração de compras presenciais para o online, como alimentos, o que aumentou suas vendas digitais em 45,5%. Como resultado, os compradores se voltaram para as maiores marcas online. As 5 principais escolhidas foram Coca-Cola, Heinz, Nescafé, Colgate e Lay’s. L’Oréal Paris foi a marca online de maior sucesso, com 17% de suas vendas por meio desse meio eletrônico; seu crescimento online de 35% compensou parcialmente seu declínio offline.

Benjamin Cawthray, Diretor Global de Liderança de Ideias da divisão Worldpanel da Kantar, afirma: “2020 foi um ano difícil para as empresas, mas as marcas de bens de consumo massivo permaneceram consistentes e responsivas às tendências. A penetração foi um impulsionador crucial do desenvolvimento, já que 88% das marcas viram um aumento no número de compradores que as escolheram. Além disso, 5 marcas no Top 10 tiveram mais lucros do que os observados em 2019, o que aponta para um crescimento global mais consistente com o maior aumento de compradores visto em um maior número de mercados.”

Coca-Cola
Pelo nono ano seguido, a Coca-Cola foi a mais consumida, escolhida 6,5 bilhões de vezes dentro de casa. E apesar das restrições durante a pandemia terem impactado seu desempenho fora de casa, à medida que as compras online de alimentos e bebidas se aceleraram durante a pandemia, conseguiu aumentar suas vendas de comércio eletrônico em 50% por ter sido escolhida 59 milhões de vezes online. Assim como em 2019, a Colgate manteve a vice-liderança no ranking, sendo escolhida 4,3 bilhões de vezes, e o terceiro lugar ficou com a Lifebuoy (marca da Unilever especializada em sabonetes bactericidas), apontada mais de 3 bilhões de vezes.

O ranking analisou 23,5 mil marcas, englobando consumidores de 54 países dos cinco continentes, incluindo o Brasil, com alcance de 73% da população mundial e cobertura de 89% do PIB global. Embora a Coca-Cola e a Colgate tenham permanecido como as duas marcas mais escolhidas pelos consumidores mundialmente, respectivamente, a lista de 2020 teve mudanças no seu topo: a Maggi, que apareceu em 3º lugar em 2019, desceu para a 4ª colocação, sendo substituída pela Lifebuoy. A lista com as 25 maiores marcas inclui também, por ordem, Lays, Pepsi, IndoMie, Dove, Sunsilk (Seda), Nescafé, Vim, Knorr, Nestlé, Lux, Sunlight, Dettol, Downy, Heinz, Brooke Bond, Oreo, Kinder, Head & Shoulders, Sprite, Pepsodent e Kraft.

O portal Empreender em Goiás é uma iniciativa privada com a missão de incentivar a abertura e o crescimento de empresas. Contamos com os melhores parceiros para gerarmos notícias, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.