sexta-feira, 19 de abril de 2024
Obras da ferrovia Fico começam em maio por Goiás

Obras da ferrovia Fico começam em maio por Goiás

As obras da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico) terão início em maio na cidade de Mara Rosa, em Goiás. A ferrovia, projetada há mais de 10 anos, terá o projeto executado pela mineradora Vale, que deve investir cerca de R$ 2,7 bilhões com prazo estimado de quatro anos para a conclusão do empreendimento. Os […]

19 de abril de 2021

As obras da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico) terão início em maio na cidade de Mara Rosa, em Goiás. A ferrovia, projetada há mais de 10 anos, terá o projeto executado pela mineradora Vale, que deve investir cerca de R$ 2,7 bilhões com prazo estimado de quatro anos para a conclusão do empreendimento. Os trilhos da Fico se conectarão a malha ferroviária Norte-Sul e, a partir daí, fará um percurso de 383 quilômetros em direção ao Mato Grosso até chegar à cidade de Água Boa.


A assinatura de contrato da Vale e o Ministério da Infraestrutura se deve à decisão do governo de permitir que as atuais concessionárias ferroviárias do país renovem seus contratos com antecedência. A proposta vem sendo estudada desde 2017, autorizando uma concessão de 30 anos na década de 1990 – a concessão só expira entre 2026 e 2028 – e agora é prorrogada por mais 30 anos. Em contrapartida, essas empresas, além do chamado “investimento cruzado”, também se comprometem a expandir as redes que já operam.


A mineradora Vale aceitou em fazer as obras da ferrovia, após conseguir autorização para renovar antecipadamente duas concessões já operadas por suas empresas de logística, a Estrada de Ferro Vitória-Minas, na Região Sudeste do País, e a Estrada de Ferro Carajás, no Maranhão. Quando a empresa terminar as obras, entregará o projeto ao governo, o governo fará um leilão, e as operações ferroviárias serão realizadas para qualquer empresa interessada nesta rota.


A Vale confirmou por meio de comunicado que iniciou atividades relacionadas à pré-implantação das obras, incluindo exercícios de campo, desenvolvimento e implantação de projetos e contratação de empresas de engenharia. A mineradora disse que ao mesmo tempo, a empresa aguarda a responsabilidade do governo federal de ceder os terrenos dos primeiros 30 quilômetros da ferrovia para dar início à próxima fase do projeto de construção da infraestrutura ferroviária.

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