Obras da ferrovia Fico começam em maio por Goiás

Obras da ferrovia Fico começam em maio por Goiás

19 de abril de 2021

As obras da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico) terão início em maio na cidade de Mara Rosa, em Goiás. A ferrovia, projetada há mais de 10 anos, terá o projeto executado pela mineradora Vale, que deve investir cerca de R$ 2,7 bilhões com prazo estimado de quatro anos para a conclusão do empreendimento. Os trilhos da Fico se conectarão a malha ferroviária Norte-Sul e, a partir daí, fará um percurso de 383 quilômetros em direção ao Mato Grosso até chegar à cidade de Água Boa.


A assinatura de contrato da Vale e o Ministério da Infraestrutura se deve à decisão do governo de permitir que as atuais concessionárias ferroviárias do país renovem seus contratos com antecedência. A proposta vem sendo estudada desde 2017, autorizando uma concessão de 30 anos na década de 1990 – a concessão só expira entre 2026 e 2028 – e agora é prorrogada por mais 30 anos. Em contrapartida, essas empresas, além do chamado “investimento cruzado”, também se comprometem a expandir as redes que já operam.


A mineradora Vale aceitou em fazer as obras da ferrovia, após conseguir autorização para renovar antecipadamente duas concessões já operadas por suas empresas de logística, a Estrada de Ferro Vitória-Minas, na Região Sudeste do País, e a Estrada de Ferro Carajás, no Maranhão. Quando a empresa terminar as obras, entregará o projeto ao governo, o governo fará um leilão, e as operações ferroviárias serão realizadas para qualquer empresa interessada nesta rota.


A Vale confirmou por meio de comunicado que iniciou atividades relacionadas à pré-implantação das obras, incluindo exercícios de campo, desenvolvimento e implantação de projetos e contratação de empresas de engenharia. A mineradora disse que ao mesmo tempo, a empresa aguarda a responsabilidade do governo federal de ceder os terrenos dos primeiros 30 quilômetros da ferrovia para dar início à próxima fase do projeto de construção da infraestrutura ferroviária.

O portal Empreender em Goiás é uma iniciativa privada com a missão de incentivar a abertura e o crescimento de empresas. Contamos com os melhores parceiros para gerarmos notícias, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.