sexta-feira, 19 de abril de 2024
Indústrias goianas têm dificuldade para comprar insumos

Indústrias goianas têm dificuldade para comprar insumos

O setor industrial goiano tem sentido, de forma generalizada, dificuldades em adquirir matérias-primas por conta da pandemia da Covid-19, segundo apurou sondagem realizada pela FIEG. Segundo os dados levantados, 48% dos sindicatos das indústrias da base da Fieg relataram que empresas do setor enfrentam grande dificuldade na aquisição de insumos. Nenhum sindicato ouvido na pesquisa […]

26 de março de 2021

Sandro Mabel: “O preço internacional da resina plástica está subindo de forma desesperadora, com incremento que chega a 20% ao mês. É insustentável”

O setor industrial goiano tem sentido, de forma generalizada, dificuldades em adquirir matérias-primas por conta da pandemia da Covid-19, segundo apurou sondagem realizada pela FIEG. Segundo os dados levantados, 48% dos sindicatos das indústrias da base da Fieg relataram que empresas do setor enfrentam grande dificuldade na aquisição de insumos. Nenhum sindicato ouvido na pesquisa acredita na normalização dessa oferta ainda no 1º semestre de 2021.

A análise mostra o impacto no atendimento à demanda do mercado. Para 88% dos representantes das indústrias em Goiás, a dificuldade na aquisição de insumos tem gerado atrasos nas entregas. Além disso, a sondagem mostra que, para 80% o custo das matérias-primas está muito acima do usual.

Para o presidente da FIEG, Sandro Mabel, as dificuldades têm sido enormes e aprofundadas pelo abre e fecha das atividades produtivas, de acordo com decretos estaduais e municipais. “A falta de uma política nacional gerou cenários diferentes, com cidades funcionando e outras paralisadas, devido a pandemia”, diz. Cita o setor de plásticos e embalagens como um dos mais afetados. “O preço internacional da resina plástica está subindo de forma desesperadora, com incremento que chega a 20% ao mês. É insustentável”, observa.

O presidente da FIEG alerta também para o efeito cascata na aquisição de aço e de outros insumos para a construção civil. Outro setor igualmente impactado é o farmacêutico, sobretudo pela valorização cambial, devido ao fato de muitas matérias-primas dependerem de importação. De acordo com a pesquisa, a maioria das empresas busca alternativas para esse aumento nos custos de insumos para não terem que repassar o aumento ao preço final dos produtos.
O levantamento mostra ainda que a retomada consistente da economia depende diretamente da ampliação e melhoria da agilidade da vacinação da população.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.