quinta-feira, 25 de abril de 2024
Amcham: lentidão das reformas e da vacinação preocupa empresários

Amcham: lentidão das reformas e da vacinação preocupa empresários

O ritmo lento das reformas (71%) e a demora da imunização da população brasileira (40%) são os dois maiores riscos à retomada da economia brasileira em 2021, aponta pesquisa inédita realizada em janeiro pela Amcham Brasil (Câmara Americana de Comércio no Brasil) com 280 empresários e executivos em várias cidades do País. Na pesquisa intitulada […]

3 de fevereiro de 2021

O ritmo lento das reformas (71%) e a demora da imunização da população brasileira (40%) são os dois maiores riscos à retomada da economia brasileira em 2021, aponta pesquisa inédita realizada em janeiro pela Amcham Brasil (Câmara Americana de Comércio no Brasil) com 280 empresários e executivos em várias cidades do País.

Na pesquisa intitulada “Plano de Voo Amcham – Perspectivas Empresariais 2021, os entrevistados também apontaram riscos ou incertezas relacionadas à segunda onda de contaminação (29%), o isolamento político brasileiro no cenário internacional (22%), escassez de crédito e fuga de investimento estrangeiro direto (20%).

Sobre a declaração do Ministério da Economia de que emprego, crédito e consolidação fiscal serão as principais variáveis que garantirão o bom desempenho do PIB em 2021, os executivos demonstraram menos confiança no equilíbrio da situação fiscal. Cerca de 68% dos entrevistados pela Amcham afirmaram que a consolidação fiscal será o fator mais desafiador, seguido do emprego (26%) e acesso a crédito e investimentos (6%).

A sondagem apontou ainda grande preocupação dos entrevistados com a cena política. Para 60% deles, deve ser prioridade reduzir a incerteza política no Brasil. O tema deve, inclusive, ficar à frente de questões como o Custo Brasil (48%), corrupção (40%), desmatamentos (26%), isolamento global (25%) e insegurança jurídica (20%).

“Na visão empresarial, o ambiente político mais estável e o desenvolvimento de uma agenda para o País que passe por uma economia mais eficiente, pela redução das desigualdades sociais e por uma melhor gestão da questão de mudanças climáticas e gestão dos nossos ativos ambientais serão os pilares fundamentais para atacar o chamado custo Brasil e melhorar nossa inserção global no curto e médio prazo”, analisa Deborah Vieitas, CEO da Amcham, entidade centenária que representa cerca de 33% do PIB brasileiro .

Biden

Sobre a importância da relação bilateral Brasil-Estados Unidos na nova administração do presidente Joe Biden, os empresários acreditam que o novo governo brasileiro deve priorizar uma relação construtiva e pragmática (72%), já nos primeiros 100 dias de gestão do novo líder da Casa Branca.

Além disso, 49% dos consultados têm expectativa da criação de uma agenda conjunta bilateral com foco no aprofundamento dos fluxos de comércio e de investimentos. E para 35% dos executivos também se faz necessário ampliar o desenvolvimento de uma nova relação focada em temas como sustentabilidade, bioeconomia e preservação ambiental.

Em outro estudo inédito, a Amcham identificou que o comércio bilateral entre Brasil e EUA atingiu, em 2020, a pior marca em 11 anos – com uma queda de 23,8% em relação ao ano. “Apesar disso, enxergamos um cenário de recuperação gradual, apoiada na retomada da economia americana e na distensão das relações entre EUA e China”, diz Vieitas.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.