quinta-feira, 25 de abril de 2024
IBGE: atividades do turismo goiano mostram reação

IBGE: atividades do turismo goiano mostram reação

As atividades turísticas de Goiás apresentaram reação em novembro passado, segundo levantamento divulgado nesta semana pelo IBGE, ficando entre os cinco Estados com maior crescimento naquele mês: Bahia (11,8%), Pernambuco (11,8%), São Paulo (11%), Goiás (9,9%) e Rio de Janeiro (5,4%). O crescimento das atividades turísticas de Goiás ficou acima da média nacional (aumento de […]

19 de janeiro de 2021

As atividades turísticas de Goiás apresentaram reação em novembro passado, segundo levantamento divulgado nesta semana pelo IBGE, ficando entre os cinco Estados com maior crescimento naquele mês: Bahia (11,8%), Pernambuco (11,8%), São Paulo (11%), Goiás (9,9%) e Rio de Janeiro (5,4%).

O crescimento das atividades turísticas de Goiás ficou acima da média nacional (aumento de 7,6%) em novembro, sétima taxa positiva seguida. Nos primeiros onze meses de 2020, o setor acumulou ganho de 120,8%. Mas ainda assim necessita avançar 42,8% para retornar ao patamar de fevereiro de 2020, já que o isolamento social atingiu mais intensamente boa parte das atividades turísticas, principalmente, transporte aéreo de passageiros, restaurantes e hotéis.

Para se ter uma ideia, comparado com o volume de atividades turísticas de novembro 2019, o índice no Brasil ficou 29,6% menor no mesmo mês de 2020, sendo a nona taxa negativa seguida comparada com os meses no ano anterior. No acumulado de janeiro a novembro 2020, a retração ainda é de 37,4% frente a igual período de 2019.

As maiores quedas, quando comparadas com as atividades em 2019, foram registradas em São Paulo (-40,3%), Rio de Janeiro (-31,1%), Minas Gerais (-35,8%), Bahia (-39,6%) e Rio Grande do Sul (-43,9%). Isto tem pressionado, principalmente, a redução na receita de empresas que atuam nos ramos de transporte aéreo; restaurantes; hotéis; rodoviário coletivo de passageiros; serviços de bufê; agências de viagens; e locação de automóveis.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.