Toctao faz de shoppings a usinas hidrelétricas para crescer

Toctao faz de shoppings a usinas hidrelétricas para crescer

3 de novembro de 2020

Alan de Alvarenga Menezes: ““Fazer as coisas acontecerem é o que nos motiva”

Criado há 27 anos para atuar na prestação de serviços de engenharia civil, o Grupo Toctao apostou na diversificação como alternativa para continuar a crescer. Já prevendo que a economia brasileira poderia passar por dificuldades, isto ainda em 2011, a empresa goiana decidiu desacelerar suas operações na área de incorporação – como se sabe, a grave crise econômica atingiu em cheio as empresas da construção civil – e atua hoje em seis áreas: desenvolvimento urbano, incorporação, geração e comercialização de energia elétrica, saneamento básico e soluções financeiras, além a construção civil.

A decisão de diversificar os negócios não é nada fácil, ainda mais para uma empresa que se tornou referência no seu segmento. O Grupo Toctao tem em seu portfólio vários empreendimentos de construção que, juntos, somam mais de 1 milhão de metros quadrados construídos. Como o Aparecida Shopping, inaugurado em 2017, o segundo centro de compras 100% construído pela empresa (o primeiro foi o Shopping Cerrado, em 2016), além de ter realizado todas as expansões do Flamboyant Shopping e a do BH Shopping, em Belo Horizonte.

Nos últimos anos novas oportunidades de negócio apareceram e, depois de muita análise de risco, muitas foram aproveitadas pelo grupo goiano. Em 2002, a Toctao entra numa sociedade para administrar a Companhia Hidrelétrica São Patrício (Chesp), em Ceres. Foi a entrada da empresa no ramo de geração e comercialização de energia elétrica, reforçada em 2008, quando outras duas usinas do grupo também começaram a produzir. A Toctao opera hoje 26 usinas hidrelétricas (PCH e CGH) em Tocantins, Goiás, Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Até o fim deste ano mais outras duas hidrelétricas começam a produzir energia.

Em 2013, junto com as empresas Sonel e Aterpa M. Martins, a Toctao venceu a licitação para modernizar, manter e operar a rede de esgoto de Serra (ES), numa concessão de 30 anos. No ano passado entrou como sócia de 50% das ações da Vertente, plataforma de serviços financeiros que atua na área de investimentos, assessoria, corretagem e câmbio. “Fazer as coisas acontecerem nos traz motivação”, afirma ao EMPREENDER EM GOIÁS o fundador do Grupo Toctao, Alan de Alvarenga Menezes, que administra a empresa ao lado do sócio Geraldo Magela da Silva.

Inspiração
O mineiro Alan Menezes afirma que nunca pensou em ser outra coisa na vida. A sua família era repleta de engenheiros, mas uma das mais fortes inspirações do empresário foi o seu avô José Moreira de Alvarenga. “Era um grande empreendedor”, conta. A entrada da Toctao no ramo de energia elétrica, por exemplo, foi influência do avô, que participou da modernização e reforma da Companhia de Eletricidade de Perdões (MG), na década de 50. Depois de ter cursado e formado em engenharia civil em Belo Horizonte, Alan Menezes teve a oportunidade de mudar para Goiânia, onde abriu uma filial da construtora mineira Santa Barbara.

Dez anos depois, em 1997, decide abrir o próprio negócio com o sócio Geraldo Magela: a Toctao. Cientes das dificuldades de empreender no Brasil, os sócios tomaram uma decisão que nos anos seguintes foi muito importante para a consolidação da empresa: trabalhar apenas com o setor privado. “Naquela época isto era um grande desafio, mas preferimos assim. Obras privadas têm começo, meio e fim. Atualmente temos apenas uma obra sendo executada para terceiros”, frisa Alan Menezes. A primeira grande obra foi a expansão do Flamboyant Shopping.

O empresário mantém segredo sobre planos futuros, mas revela que a empresa não vai parar de diversificar o portfólio de negócios. “Procuramos fazer um paralelo entre o ecossistema e a empresa. Se existem ecossistemas sustentáveis há bilhões de anos na natureza, será que podemos extrair algo disso para aplicar na empresa? Claro que podemos e estamos aplicando”, afirma o sócio-diretor da Toctao.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.