sexta-feira, 19 de abril de 2024
Senai entrega o 100º respirador consertado em Goiás

Senai entrega o 100º respirador consertado em Goiás

O Senai fez a entrega simbólica do centésimo ventilador pulmonar consertado em Goiás. A ação faz parte do projeto Iniciativa + Manutenção de Respiradores, que mobiliza o Sistema Indústria e instituições parceiras em todo o País para ampliar o número disponível desses equipamentos. A estimativa é de que cada aparelho consertado poderá atender até dez […]

27 de outubro de 2020

O Senai fez a entrega simbólica do centésimo ventilador pulmonar consertado em Goiás. A ação faz parte do projeto Iniciativa + Manutenção de Respiradores, que mobiliza o Sistema Indústria e instituições parceiras em todo o País para ampliar o número disponível desses equipamentos. A estimativa é de que cada aparelho consertado poderá atender até dez pessoas afetadas pelo novo coronavírus.

“Com esse trabalho voluntário para recuperação de respiradores, ajudamos os goianos a terem uma condição melhor em um momento difícil. A soma de esforços dos parceiros ajudou a salvar centenas de vidas, além de economizar recursos públicos. E não paramos nesses 100 respiradores entregues. Vamos continuar recuperando esses aparelhos, que são essenciais no tratamento de pacientes graves da Covid-19”, afirmou o presidente da Fieg e do Conselho Regional do Senai e Sesi, Sandro Mabel.

Coordenada pelo Senai Nacional, a rede voluntária constituída no âmbito da Iniciativa + Manutenção de Respiradores começou a operar em março, no início da pandemia, e já consertou gratuitamente mais de 2 mil ventiladores pulmonares, que foram devolvidos a instituições de saúde em 24 Estados e no Distrito Federal. O trabalho conta com a atuação e o apoio de mais de 700 voluntários. Em Goiás, o Senai Canaã é um dos 45 pontos de unidades operacionais que estão recebendo esses respiradores para manutenção, realizada, também, por técnicos das unidades Sesi Senai Jardim Colorado e Aparecida de Goiânia. Até o momento, os 100 aparelhos recuperados foram devolvidos a hospitais em 11 municípios goianos.

A iniciativa de recuperação de respiradores mecânicos envolve a Orbis Engenharia Clínica, responsável pelo testes, calibração e emissão dos laudos dos equipamentos, o Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT/GO), a Universidade Federal de Goiás (UFG), o Instituto Federal de Goiás (IFG), o Instituto Votorantim e a Ebem Engenharia Médica. Cerca de 40 técnicos voluntários do Senai, da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC/UFG) e do IFG trabalham no conserto dos aparelhos que estavam em desuso, com diferentes níveis de danos.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.