quinta-feira, 18 de abril de 2024
Goiânia é a 36ª cidade mais conectada do País

Goiânia é a 36ª cidade mais conectada do País

Goiânia é considerada a 36ª cidade mais inteligente e conectada do Brasil em 2020. É o que mostra o Ranking Connected Smart Cities, divulgado nesta terça-feira (8) e elaborado pela consultoria Urban Systems . Além da capital, que teve nota geral de 31,231, Itumbiara, na 64ª colocação com nota de 30,128, também ficou no grupo […]

8 de setembro de 2020

Goiânia é considerada a 36ª cidade mais inteligente e conectada do Brasil em 2020. É o que mostra o Ranking Connected Smart Cities, divulgado nesta terça-feira (8) e elaborado pela consultoria Urban Systems . Além da capital, que teve nota geral de 31,231, Itumbiara, na 64ª colocação com nota de 30,128, também ficou no grupo das 100 cidades mais bem ranqueadas, cuja liderança foi conquistada por São Paulo, seguida de Florianópolis, Curitiba, Campinas e Vitória. Em relação a 2019, Goiânia conquistou cinco posições, pois tinha ficado em 40º lugar. Já Itumbiara ganhou dez colocações, saindo de 74º para 64 º lugar.

Na edição deste ano, Goiânia, que também conquistou a terceira posição de cidade mais inteligentes e conectada do Centro-Oeste, se destacou nas áreas de Tecnologia e Inovação (18º lugar) , Empreendedorismo (18º), Economia (56º) , Saúde (61º) e Meio Ambiente (79º). Não pontuou em Mobilidade e Acessibilidade, Governança, Urbanismo, Educação e Segurança. Itumbiara foi destaque em Meio Ambiente (7º), Urbanismo (49º) e Empreendedorismo (56º), mas não pontuou nas outras áreas.

A lista com as cidades mais inteligentes e conectadas é o resultado de um estudo elaborado pela consultoria Urban Systems, em parceria com a Nacta. No total, foram mapeados 673 municípios com mais de 50.000 habitantes. O objetivo é identificar as cidades com maior potencial de desenvolvimento no País.

A avaliação levou em conta 70 indicadores que passam por mobilidade e acessibilidade, meio ambiente, urbanismo, economia, empreendedorismo, governança, tecnologia e inovação, educação, saúde, segurança e energia, compreendendo desde questões de infraestrutura da cidade, serviços públicos oferecidos, instrumentos de planejamento, transparência, capital humano, espaços de geração de conhecimento, comunicação e outros. Do total de quesitos, 69 ganharam o peso 1. Apenas o indicador de escolaridade do prefeito é que teve peso de 0,5. Com isso, a pontuação máxima é de 69,5.

Para Willian Rigon, executivo do Urban Systems responsável pelo Ranking Connected Smart Cities, a pandemia do coronavírus teve um impacto moderado no estudo porque a maior parte dele foi feito antes do primeiro caso da doença no país. Mais do que uma lista, o Ranking Connected Smart Cities é um recurso que os gestores públicos podem utilizar para identificar os pontos fortes e fracos das cidades. Além disso, permite conhecer e identificar experiências que deram certo em diferentes lugares do Brasil.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.

One thought on “Goiânia é a 36ª cidade mais conectada do País”

  1. Excelente.
    O avanço tecnológico cria as condições para que as cidades enfrente crises em todas as áreas, principalmente na saúde como a decorrente da COVID – 19, que abalou a economia mundial.
    Mas é muito bom saber que Goiânia aparece muito bem cotada nesse quesito. Isso nos dá a esperança de dias ainda melhores para a economia e o emprego.