quinta-feira, 25 de abril de 2024
Decisão exige equilíbrio, habilidade  e gestão

Decisão exige equilíbrio, habilidade e gestão

A tomada de decisão nem sempre é uma tarefa muito simples. Não dá para tomá-la baseando-se somente em emoções. É imperativo ao decidir, ter habilidade para gerir todas as etapas de uma mudança. Disso, incorre equilíbrio para enfrentar o medo, corrigir rotas e melhorar continuamente as ações decorrentes. As ponderações foram feitas pela executiva, consultora […]

20 de agosto de 2020

Marcela Barros: “Desenvolver habilidades de decisão é imperativo para evitar a delegação de responsabilidade e não sofrer consequências penosas nem perder oportunidades”

A tomada de decisão nem sempre é uma tarefa muito simples. Não dá para tomá-la baseando-se somente em emoções. É imperativo ao decidir, ter habilidade para gerir todas as etapas de uma mudança. Disso, incorre equilíbrio para enfrentar o medo, corrigir rotas e melhorar continuamente as ações decorrentes. As ponderações foram feitas pela executiva, consultora e especialista em Comportamento Humano, Marcela Barros, ao lançar o livro Nos Bastidores da Decisão, com depoimentos e histórias sobre o que acontece quando é necessário tomar decisões, sobretudo no mundo dos negócios.

O lançamento do livro aconteceu na última terça-feira (18/08) durante live coordenada pelo CEO do Lide Goiás, Cledistônio Moura, e teve como convidado especial o empresário José Alves Filho, presidente do Grupo José Alves. A obra editada pela Oriom, de São Paulo, traduz em 120 páginas o trabalho da autora, ao qual se dedicou por mais de dois anos, e suas experiências como consultora empresarial, há mais de oito anos.

O livro esboça os elementos comuns de uma tomada de decisão, sua importância, estratégias e ferramentas que podem ser variáveis conforme as condições específicas de cada realidade vivida e o objetivo a se alcançar. De acordo com a autora, os exemplos podem ser aplicados no cotidiano das organizações e na vida das pessoas comuns.

“A partir de uma pesquisa com líderes, executivos e empresários sobre como eles lidavam com as decisões de suas vidas e negócios, percebi que a maior dificuldade em tomar decisão, seja simples ou complexa, é enxergar o cenário com clareza e as opções de soluções ideais para determinada questão”, afirmou. Para ela, optar pela melhor alternativa e encontrar a solução ideal para determinado problema, depende da análise dos benefícios e dos prejuízos de cada escolha efetuada para que os projetos se concretizem sem falhas, no presente e futuro.

Sinaliza a autora, que o mercado de agora para frente pede mais observância das tendências. “Mais que nunca, desenvolver habilidades de decisão é imperativo para evitar a delegação de responsabilidade e não sofrer consequências penosas nem perder oportunidades”.

José Alves Filho: “É preciso ter um conjunto de visões de negócios, mercado, energia e dinâmica para decidir no momento adequado”

Lado humano
O empresário José Alves Filho, primeiro entrevistado da autora para o livro, ressaltou que seja qual for a decisão tomada, ela impacta a vida das pessoas resultando em consequências positivas ou não. Por isso, a importância da responsabilidade e maturidade do líder na tomada de decisões. Em seguida, completou, é necessário pensar na implantação e execução da ação decidida. “É preciso ter um conjunto de visões de negócios, mercado, energia e dinâmica para decidir no momento adequado, pois isso tudo tem reflexos no futuro da empresa e na vida das pessoas”, frisou.

José Alves Filho lembra que o processo decisório tem etapas e lidar com ele neste cenário que vivemos mostra quem faz e quem não faz esta tarefa com habilidade e preparo. “Esse momento novo exige decisões para o que o sucesso aconteça”. O empresário lembrou que na maior parte do tempo precisamos decidir e tomar uma decisão. Escolher e optar são palavras que carregam o sentido de assumir uma ação em curso ou uma nova ação e chegar a resultados esperados.

“Para isso, a empresa deve investir na capacitação de seus colaboradores para identificar um líder com alto gabarito”, acrescentou ao sugerir que as jovens lideranças busquem conhecimentos e desenvolvam suas capacidades frente ao cenário que passa constantemente por mudanças.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.