IEL Goiás lança programa Estagiário Extraordinário

IEL Goiás lança programa Estagiário Extraordinário

18 de agosto de 2020

O Instituto Euvaldo Lodi (IEG Goiás) lançou nesta terça-feira (18), quando se comemora o Dia do Estagiário, o programa Estagiário Extraordinário, que vai disponibilizar gratuitamente conteúdo online no formato de trilhas de aprendizagem com oito módulos de temas atuais (vídeos), exercícios práticos, materiais complementares e uma seleção de livros especializados. O objetivo é explorar as principais características, desafios e habilidades dos estagiários, contribuindo para uma carreira profissional promissora dentro das organizações.

O material, que estará disponível de hoje o dia 10 de outubro no link (https://www.youtube.com/playlist?list=PLbSPzJS-hoN04zL6xQuQpFhSLOxTiT1TW), oferece informações e conhecimentos importantes para o estagiário ingressar no mercado de trabalho. Entre os temas dos módulos estão Inteligência Emocional, Comunicação, Auto Liderança, Networking e Responsabilidade.

Atualmente, o IEL Goiás tem 538 vagas abertas para estágio no Estado, das quais 381 em Goiânia e 157 no interior do Estado. Os cursos com maior número de vagas são Administração (177), Ciências Contábeis (60), Marketing (59), Ensino Médio (56), Direito (44), Engenharia Civil (25), Desenvolvimento de Sistemas (21), Pedagogia (15), Enfermagem (11), Economia (8) e Farmácia (7).

“Mesmo com a crise econômica e a pandemia da Covid-19, o estágio vem sendo ainda mais uma importante estratégia para as empresas e órgãos públicos. O estágio é a grande oportunidade para os estudantes iniciarem a carreira na área em que estão cursando, além de propiciar a vivência, na prática, a teoria de sala de aula”, frisa o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás, Sandro Mabel.

Sandro Mabel: “O estágio é a grande oportunidade para os estudantes iniciarem a carreira na área em que estão cursando, além de propiciar a vivência, na prática, a teoria de sala de aula”

Remuneração

Além de ser oportunidade para ingressar no mercado de trabalho, o estágio pode ser uma forma de ajudar na renda familiar e bancar o próprio estudo, já que a remuneração pode ser maior até que o salário mínimo – em alguns casos, a bolsa pode chegar a R$ 2,5 mil. “Muitos estagiários utilizam dos recursos da bolsa de estágio para aumentar a renda familiar ou mesmo custear as mensalidades escolares parcial ou integralmente. Em tempos de crise e desemprego, há estagiários que chegam a ser a salvação financeira da própria família”, afirma Tarciana Nascimento, gerente de Desenvolvimento Profissional do IEL Goiás.

“A experiência do estágio contribui nos relacionamentos interpessoais, oportuniza ao estudante extrair benefícios dos erros, possibilita uma futura colocação no mercado de trabalho e, principalmente, propicia uma análise se esta é realmente a profissão que deseja exercer nos próximos anos”, complementa Tarciana.

A Lei Federal de Estágio (11.788/08) estipula que deva ser pago ao estagiário (para estágios não obrigatórios) uma bolsa (salário) mais auxílio transporte. Não são estipulados em lei piso nem teto. Porém, os valores podem ser negociados entre empresa e estagiário.

Tarciana Nascimento: “Muitos estagiários utilizam dos recursos da bolsa de estágio para aumentar a renda familiar ou mesmo custear as mensalidades escolares parcial ou integralmente”

Exemplos de sucesso

Empresários de sucesso começaram suas carreiras como estagiários. Para citar alguns exemplos em âmbito mundial, personalidades como a francesa Christine Lagarde, primeira mulher a ocupar o cargo mais alto do Fundo Monetário Internacional (FMI); e os estadunidenses Steve Jobs, co-fundador da Apple, o cineasta Steven Spilberg e  Oprah Winfrey, apresentadora de TV e empresária, iniciaram suas trajetórias como estagiários.

No Brasil, são inúmeros os casos de estagiários que, ao longo dos anos, se tornaram grandes executivos que comandam ou já comandaram empresas como Audi, White Martins, Shell, Unilever, Alcoa, Volks, entre outras.

O portal Empreender em Goiás é uma iniciativa privada com a missão de incentivar a abertura e o crescimento de empresas. Contamos com os melhores parceiros para gerarmos notícias, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.