sábado, 20 de abril de 2024
Safra agrícola goiana cresce e se destaca no País

Safra agrícola goiana cresce e se destaca no País

A safra agrícola de Goiás apresenta neste ano forte crescimento e se destaca no País, sendo o maior produtor nacional de sorgo e de tomate, por exemplo. Os dados foram divulgados hoje pelo IBGE. A atual estimativa para a safra goiana de grãos em 2020 permanece recorde. A produção é impulsionada principalmente pela supersafra de […]

11 de agosto de 2020

A safra agrícola de Goiás apresenta neste ano forte crescimento e se destaca no País, sendo o maior produtor nacional de sorgo e de tomate, por exemplo. Os dados foram divulgados hoje pelo IBGE. A atual estimativa para a safra goiana de grãos em 2020 permanece recorde. A produção é impulsionada principalmente pela supersafra de soja. O valor registrado é de 25,56 milhões de toneladas, o que representa uma alta de 5,8% em relação a 2019, quando foi de 24,16 milhões de toneladas.

A produção goiana de sorgo alcança 1,21 milhão de toneladas na atual safra, 10,3% maior que o registrado na safra do ano passado, o que confirma o Estado como o maior produtor nacional do grão, seguido por Minas Gerais e São Paulo. A área plantada da cultura é de 336,23 mil hectares, 19,1% a mais que na safra anterior. A área plantada de cereais, leguminosas e oleaginosas em Goiás aumentou 5% frente a 2019, chegando a 5,79 milhões de hectares. O valor é o maior registrado para o ano na pesquisa do IBGE. O Estado tem a quarta maior área plantada com grãos no País, atrás somente de Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul.

De acordo com a presente estimativa, a área plantada de tomate (incluindo-se tomate rasteiro e tomate estaqueado) em solo goiano é 12,61 mil hectares, com redução de 8,2% em comparação à safra anterior (13,73 mil hectares). Com isso, a produção do tomate registra retração de 11,8%. São 1,14 milhão de toneladas em 2020, contra 1,29 milhão toneladas em 2019. Apesar da pequena redução, o Estado permanece como o principal produtor de tomate em território brasileiro, seguido por São Paulo e Minas Gerais.

Perto da finalização da colheita e prejudicado pelo atraso no plantio da soja, o milho segunda safra apresentou 9,57 milhões de toneladas no presente levantamento. O valor é 6,0% menor que a safra registrada em 2019 (10,18 milhões de toneladas). A diminuição da produção não acompanha o aumento de área da cultura do grão. Foram registrados no levantamento de maio 1,48 milhão de hectares plantados contra 1,42 na safra anterior, o que representa aumento de 4,6%.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.