Italac e Piracanjuba estão entre as mais escolhidas

Italac e Piracanjuba estão entre as mais escolhidas

15 de julho de 2020

As indústrias goianas Italac e Piracanjuba estão entre as 10 marcas mais escolhidas pelos brasileiros, entre as mais de 290 analisadas na oitava edição do ranking Brand Footprint, da Kantar. Pelo oitavo ano seguido a Coca-Cola é líder absoluta, mas 86% das Top 50 marcas mudaram de posição no ranking. Foi o caso da Italac, que passou do 4º para o 3º lugar, e da Pirancajuba, que pulou da 9ª para a 6ª posição entre as 50 marcas mais escolhidas pelos brasileiros no ano passado.

A Italac é uma das principais empresas de lácteos do Brasil, com capacidade de produção instalada de 7 milhões de litros de leite. Foi fundada em 1996, no município de Corumbaíba, no Sul de Goiás, com o nome de Goiásminas. Possui fábricas, postos de captação e produção em Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Rondônia, Pará, Rio Grande do Sul e Paraná. Seus 100 produtos chegam a mais de 20 mil pontos de vendas, entre varejistas, atacadistas e distribuidores.

Com 65 anos de mercado (contamos a história da empresa aqui), a Piracanjuba (Laticínios Bela Vista) possui um portfólio com mais de 160 itens, distribuídos nas marcas Piracanjuba, Pirakids, LeitBom, ChocoBom e Viva Bem. Os itens são comercializados em todas as regiões do Brasil. Com capacidade de processamento de 6 milhões de litros de leite por dia, a empresa gera 3,2 mil empregos diretos.

A Piracanjuba conta com sete unidades fabris localizadas em Bela Vista de Goiás, Governador Valadares (MG), Maravilha (SC), Sulina (PR), Araraquara (SP), Três Rios (RJ) e Carazinho (RS). Além disso, mantém duas parcerias: Blue Diamond (cooperativa americana produtora de amêndoas), para produção e comercialização da marca Almond Breeze, e Nestlé, para produção e comercialização das marcas Ninho e Molico, na modalidade leite UHT.

As marcas Coca-Cola, Ypê, Italac, Colgate e Tang foram as mais escolhidas pelos brasileiros. A Oral-B ganhou 22 posições e entrou no Top 50 pela primeira vez, além de Aurora, Quero e Bombril, que subiram 7, 6 e 5 posições, respectivamente. O levantamento também concluiu que a marca de sucos Del Valle foi a marca que mais conquistou novos lares compradores em 2019 (aumento de 6,2 pontos percentuais de penetração, o que representa mais de 3,4 milhões de novos compradores), seguida pela Skala (mais 3,3 milhões de novos lares) e Visconti (mais 3,1 milhões novos lares). Entre as cestas, Nissin foi a marca mais escolhida na de Alimentos, enquanto Coca-Cola é a líder entre as bebidas, Italac entre lácteos, Ypê para cuidados com o lar e Colgate para cuidados pessoais.

Em comparação com 2018, o brasileiro aumentou em 4% o valor gasto com compras de bens de consumo massivo, especialmente nos lares com 1 ou 2 pessoas (+6%), monoparentais (+6%) e formados por donas de casa com mais de 50 anos (+5%). Entre os canais de compra, destaque para atacarejos, com crescimento em valor de 12%, e farmácias e drogarias, com aumento de 6%.

REFLEXO DA PANDEMIA NO CONSUMO

A Kantar também realizou uma análise especial sobre o impacto da Covid-19 nas escolhas das marcas no Brasil entre janeiro e abril de 2020, quando 49% das marcas cresceram em CRP (Consumer Reach Point) no Brasil . De forma geral, o Top 10 de marcas que mais ganharam penetração neste período é composto por Aurora, Lux, Perdigão, Tixan, Piracanjuba, Sadia, Pullman, Parmalat, Gallo e Alto Alegre, nessa ordem. Entre os lácteos, o top 3 fica com Piracanjuba, Vigor e Danone, nessa ordem.

Nesse contexto, as marcas locais ganharam ainda mais relevância, representando mais de 65% do mercado em valor, contra 64% no mesmo período do ano anterior. Como era de se esperar, com as rigorosas recomendações em relação à higiene no combate ao coronavírus, os gastos com as cestas de cuidados com o lar e cuidados pessoais cresceram no curto prazo.

Os brasileiros gastaram até 11% a mais adquirindo produtos da primeira cesta e até 5% mais em relação à segunda. Nesse novo cenário, Tixan, Ypê e Limpol são as Top 3 marcas na preferência nacional para limpeza da casa, enquanto Lux, Close Up e Skala são as mais escolhidas para cuidados pessoais. Entre os produtos, cloro (+52%), esponja de aço (+44%), papel higiênico (+25%) e absorvente higiênico (+12%) registraram os maiores crescimentos em valor.

Aurora, Perdigão e Sadia foram as líderes nas escolhas de alimentos dos brasileiros nos quatro primeiros meses no ano. Quando o tema é bebidas, Sukita foi a que mais cresceu, depois a Coca-Cola e a Heineken. Segundo o estudo, casais com crianças pequenas, lares monoparentais e com crianças de até 12 anos, além da classe C, foram os grupos que mais aumentaram seus gastos comparando os índices de janeiro a abril de 2020 com o mesmo período de 2019.

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