terça-feira, 16 de abril de 2024
Norte-Sul deve entrar 100% em operação em 2021

Norte-Sul deve entrar 100% em operação em 2021

O ministro Tarcísio Freitas (Infraestrutura) afirmou hoje (09/06) durante reunião do Conselho de Governo, com o presidente Jair Bolsonaro, que a Ferrovia Norte-Sul estará 100% em operação no próximo ano, do porto de Itaqui (Maranhão) ao de Santos (São Paulo). Para isso, informou que a empresa ganhadora da concessão do maior ramal ferroviário do País […]

9 de junho de 2020

Tarcísio de Freitas: “Isto terá um grande impacto econômico, especialmente para a Região Centro-Oeste”

O ministro Tarcísio Freitas (Infraestrutura) afirmou hoje (09/06) durante reunião do Conselho de Governo, com o presidente Jair Bolsonaro, que a Ferrovia Norte-Sul estará 100% em operação no próximo ano, do porto de Itaqui (Maranhão) ao de Santos (São Paulo). Para isso, informou que a empresa ganhadora da concessão do maior ramal ferroviário do País vai investir, apenas neste ano, R$ 1 bilhão. “Isto terá um grande impacto econômico, especialmente para a Região Centro-Oeste”, enfatizou o ministro. O presidente Bolsonaro disse que as ferrovias são prioridade no seu governo para aumentar a competitividade do País.

O ministro Tarcísio Freitas enfatizou hoje ao presidente Bolsonaro que, além da Norte-Sul, o governo tem como prioridade concluir a integração das ferrovias, especialmente na Região Centro-Oeste, e também a conclusão do ramal ferroviário Leste-Oeste. “A região central do País terá, portanto, três alternativas viáveis e competitivas de ferrovias para os maiores portes marítimos e também para os principais mercados consumidores do País”, enfatizou o ministro.

Os investimentos realizados na Ferrovia Norte-Sul é para torna-la operacional. A empresa Rumo, do Grupo Cosan, tem investido principalmente em melhorias e correções em 1,5 mil quilômetros de trilhos construídos pela estatal Valec, que usou material da China, posteriormente considerado inadequado para o transporte de cargas.

A Rumo tem investido também na modernização dos vagões e na construção de pátios de manobras e de cargas. Um deles em Rio Verde (GO), com investimento total de R$ 400 milhões, considerando a instalação completa da infraestrutura e do terminal de grãos, e deverá entrar em funcionamento em 2021. Diretor da Rumo, Júlio Fontana disse recentemente que a Norte-Sul deve começar a operar neste ano contêineres de Anápolis até Imperatriz e, no início de 2021, trem de grãos a partir de São Simão e, posteriormente, chegando em Rio Verde.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.