Governo promete crédito para empresas de turismo

Governo promete crédito para empresas de turismo

1 de maio de 2020

O governo estadual, por meio da Goiás Fomento, promete linhas de financiamento no total de R$ 15 milhões para empreendedores do setor de turismo com juros menores e carência estendida, conforme contrato celebrado com o Ministério do Turismo que tem efeito retroativo a 19 de março e validade de 90 dias. O juro cobrado recuou de 7% ao ano mais INPC, para 5% ao ano mais INPC. A carência, que era de até 6 meses, foi ampliada para até 12 meses e o prazo de pagamento permanece 48 meses.

O público-alvo deste financiamento são as empresas de micro, pequeno e médio portes, legalmente estabelecidas no setor turístico, com faturamento enquadrável no Simples Nacional e localizadas nos municípios goianos. “As novas regras são importantes também porque as empresas turísticas terão até 12 meses para começar a pagar o principal (do empréstimo), sendo que nesse período só pagarão o juro que é baixo, o que facilitará para os empreendedores”, destaca Rivael Aguiar, presidente da Goiás Fomento.

A nova Resolução contempla as empresas optantes do Simples e que estejam no Cadastur, como hotéis, pousadas, restaurantes, bares e demais atividades descritas no Art. 21 da Lei Geral do Turismo. “Nosso objetivo é facilitar o acesso ao crédito por parte de todas as empresas do setor turístico goiano”, afirmou Rivael.

Um grande problema, entretanto, é o acesso às linhas de financiamento da Goiás Fomento. O governo estadual anunciou, no início da crise da pandemia do Covid-19, que destinaria R$ 500 milhões para empréstimos a juros menores. Mas, vários empresários têm relatado dificuldades e burocracia para ter acesso às linhas de crédito. O Fórum de Jovens Lideranças Empresariais de Goiás enviou recentemente ao governo uma série de reivindicações (leia aqui). Reclama que os empresários não têm conseguido acessar essas linhas devido à burocracia e excesso de exigências.

O portal Empreender em Goiás é uma iniciativa privada com a missão de incentivar a abertura e o crescimento de empresas. Contamos com os melhores parceiros para gerarmos notícias, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.