terça-feira, 23 de abril de 2024
Goiás se consolida como oitavo polo cervejeiro do País

Goiás se consolida como oitavo polo cervejeiro do País

O número de cervejarias em Goiás cresceu 15,5% no ano passado, para o total de 28 indústrias, consolidando o Estado como o oitavo maior polo do segmento no País. Os números são do Anuário da Cerveja 2019, divulgados pelo Ministério da Agricultura. Ainda assim, há um campo aberto para o crescimento do setor em Goiás. […]

13 de março de 2020

O número de cervejarias em Goiás cresceu 15,5% no ano passado, para o total de 28 indústrias, consolidando o Estado como o oitavo maior polo do segmento no País. Os números são do Anuário da Cerveja 2019, divulgados pelo Ministério da Agricultura. Ainda assim, há um campo aberto para o crescimento do setor em Goiás. No Brasil, existem 1.209 cervejarias registradas. Somente no ano passado, o crescimento foi de 36%, com a abertura de 320 novas fábricas no País.

A maioria das cervejarias (80%) está localizada nos Estados do Sul e Sudeste. São Paulo tem o maior número de estabelecimentos (241), seguido pelo Rio Grande do Sul (236) e Minas Gerais (163). No Espírito Santo, o total de cervejarias dobrou em 2019, para 34. Após Rio de Janeiro e Espírito Santo, Goiás é o primeiro Estado fora do Sul e Sudeste. Estados do Nordeste também têm apresentado nos últimos anos crescimento expressivo do número de estabelecimentos, especialmente na Bahia, em Alagoas e no Rio Grande do Norte.

O crescimento do número de cervejarias no País, nos últimos 20 anos, tem sido constante. A média de crescimento nesse período foi de 19,6%. Nos últimos cinco anos, esse índice foi de 36,4%. Quanto aos produtos, a cerveja segue como a bebida mais registrada no País, com 27.329 rótulos, o que representa 28,5% de todos os produtos cadastrados no Mapa (95.794). Em média, cada estabelecimento tem 22 registros. A polpa de fruta, o vinho, a bebida alcoólica mista, suco e cachaça são os outros produtos mais registrados.

O grande crescimento no número de registros de cervejaria e cervejas se mostra sustentado em décadas e não percebe desaceleração desse movimento. O Ministério da Agricultura projeta o crescimento para os próximos anos: a evolução deste setor nos últimos vinte anos foi de uma taxa média de 19%; nos últimos dez anos, de 26%; e nos último cinco anos, 36%. Se mantida a taxa de 36% de crescimento até 2025, o País alcançaria a marca de 7,5 mil cervejarias.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.