Vendas da Friato crescem e superam R$ 1 bilhão

Vendas da Friato crescem e superam R$ 1 bilhão

9 de março de 2020

O ano passado foi histórico para a Nutriza Agroindustrial de Alimentos, com sede em Pires do Rio (Goiás), que industrializa e comercializa produtos de avicultura e suinocultura, inclusive rações, e importação e exportação de produtos agropecuários. A receita líquida com as vendas da empresa goiana somou R$ 1,183 bilhão, crescimento de 27,9% em relação ao resultado de 2018 (R$ 925 milhões). O lucro líquido duplicou de R$ 106,7 milhões (2018) para R$ 220,7 milhões (2019).

Dona da marca Friato, a empresa investiu cerca de R$ 300 milhões para garantir crescimento de produção e das vendas. “A política econômica não interfere em nosso desempenho, à medida que não temos alavancagem. O segredo é que a companhia não tem nenhum tipo de alavancagem financeira. Não tomamos empréstimos, não temos nenhuma instituição financeira como sócia. Nos protegemos nesse sentido dentro do nosso segmento”, afirma Francisco Tomazini, presidente do grupo empresarial. “Trabalhamos com a agricultura, que é de alto risco, mas tem dado certo até agora.”

A indústria foi instalada em Pires do Rio em 1995. Grandes avanços da pesquisa no desenvolvimento de novas tecnologias no setor da avicultura vêm tornando a marca Friato uma das maiores produtoras e exportadoras de carne de frango no Estado. Francisco Tomazini diz que outros fatores também foram e continuam sendo fundamentais para o crescimento da empresa, assim como no consumo da carne de frango. “As mudanças não desprezíveis no padrão alimentar e a abertura dos mercados resultante do processo da globalização econômica, fez com que ocorresse uma elevação na escala de produção com redução de custos e, portando, um aumento no consumo”, explica.

Com um faturamento anual bruto ultrapassando pela primeira vez a casa de R$ 1 bilhão, só a fabricação de industrializados é responsável pela produção de mais de 300 toneladas de alimentos por dia, incluindo lingüiças de frango, mortadelas e salsichas. Assegurar maior controle da produção de ovos, a moderna central de incubação com equipamentos de ponta, permite a incubação de 15 milhões de ovos por mês. A Nutriza tem mais de 2,5 mil colaboradores diretos e outros 5 mil indiretos, atendendo os mercados do Centro-Oeste, Nordeste, Norte e Sudeste do País, além do mercado externo como África, Ásia, Oriente Médio e Rússia.

A empresa é formada por um complexo industrial verticalizado que agrega uma estrutura completa, incluindo desde os incubatórios, granja de matrizes e recria, como a produção de ovos, fábrica de rações e industrializados. O núcleo é capaz de abater cerca de 300 mil aves por dia resultando na produção de frango congelado, resfriado, além de cortes especiais. A Nutriza é responsável ainda pela produção própria de grãos de soja e milho, através da indústria Óleos Vegetais de Goiás (Olvego), garantindo o controle total de todas as etapas produtivas. “A empresa é automatizada em tudo que é possível automatizar. Buscamos a qualificação contínua dos nossos profissionais, oferecemos treinamentos e cursos de qualificação, investimos em parcerias logísticas e distribuição dos nossos produtos”, frisa Tomazini.

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