Cristal Alimentos quer dobrar a sua produção de massas

Cristal Alimentos quer dobrar a sua produção de massas

6 de março de 2020

Marcelo Madalena afirma que a meta é reforçar a presença nos mercados em que a Cristal Alimentos está presente

A Cristal Alimentos projeta investimento de R$ 50 milhões para dobrar a produção de massas e lançar novas variedades de macarrão, dentre eles o Grano Duro, em 2021. Atualmente, a fábrica localizada no complexo da empresa às margens da BR-153, em Aparecida de Goiânia, produz 35 mil toneladas ao ano – portanto, o objetivo é alcançar 70 mil toneladas/ano.

De acordo com o diretor da Cristal Alimentos, Marcelo Madalena, a meta é reforçar a presença nos mercados que a marca já está presente: Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Tocantins, Maranhão, Pará e Bahia. O executivo disse ao EMPREENDER EM GOIÁS que a execução do investimento ainda depende do orçamento e viabilização de financiamento.

A planta fabril de massas da Cristal Alimentos funciona desde outubro do ano passado, mas ainda não opera em capacidade plena. Segundo Marcelo Madalena, a indústria passa por ajustes, o que a permite produzir 80% do potencial, que é de 5 toneladas de massas por hora. Em dez dias, deve estar funcionando 100%.

Dona de 60% do mercado de arroz em Goiás, a Cristal Alimentos – também detentora da marca Califórnia – diversificou o mix de produtos nos últimos anos, passando a atuar no mercado de feijão, açúcar, farinha de trigo, óleos comestíveis , biscoitos e massas. As massas entraram no portfólio em 2008, em parceria com a Selmi, dona da marca Renata. No final de 2019, porém, a Cristal Alimentos inaugurou a fábrica própria, de onde saem 15 variedades de macarrão, entre espaguete, parafuso, ave-maria, penne e outros.

De acordo com Marcelo Madalena, foram investidos R$ 100 milhões na planta, onde trabalham 100 funcionários. O equipamento foi todo importado da Suíça, Itália e Japão. “É a indústria mais moderna do Brasil no segmento das massas”, afirma. A montagem durou cerca de sete meses, mas o projeto começou há dois anos. Nesse período, além da construção de toda a estrutura, foram realizados treinamentos para os funcionários, inclusive por técnicos das indústrias fabricantes dos equipamentos.

Segundo Marcelo Madalena, foi utilizado o que há de melhor em tecnologia para o setor. Com isso, há diminuição de perdas, eliminação de resíduos poluentes e economia de aproximadamente 40% no consumo de energia, pois é utilizado o próprio vapor das máquinas para geração. “O resultado é o melhor padrão de massas para cozinhar”, diz. Antes mesmo da ampliação da planta, porém, a Cristal Alimentos terá novos produtos no portfólio ainda esse ano.

O diretor adiantou que serão lançados mais quatro variedades nos próximos meses: letras e números, caracolino, inhoque e o fidelinho. Além disso, será lançada a linha premium das massas Cristal. Serão dois cortes (espaguete e penne) Grano Duro. “Eles são feitos com um trigo especial, importado. Não existe produto igual produzido no mercado local”, afirma Marcelo Madalena.

A Cristal Alimentos tem origem nos anos 1950, quando Walterdan Fernandes Madalena começou no comércio de arroz no Mato Grosso. Em 1957, a família se mudou para Goiânia, onde abriu uma mercearia na Vila Operária (hoje, Setor Centro-Oeste). Em 1964, ao lado do irmão, Walton, Walterdan abriu a primeira cerealista, em Campinas. Ainda hoje, o arroz é o carro-chefe da indústria, instalada em um terreno de 245 mil metros quadrados e 37 mil metros quadrados de área construída, onde trabalham 900 pessoas. Mais 2 mil empregos indiretos são gerados pela empresa.

O portal Empreender em Goiás é uma iniciativa privada com a missão de incentivar a abertura e o crescimento de empresas. Contamos com os melhores parceiros para gerarmos notícias, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.

One thought on “Cristal Alimentos quer dobrar a sua produção de massas”

  1. Avatar Simone Lopes dos santos disse:

    É um excelente produto o macarrão parafuso cristal é muito usado na associação edificar em Novo Gama Goiás.