quinta-feira, 25 de abril de 2024
12 filmes para inspirar empreendedores

12 filmes para inspirar empreendedores

Mais do que um momento de lazer, o cinema também pode servir de fonte de inspiração para os empreendedores. Recriando ou contando histórias reais, os roteiristas nos trazem enredos criativos e cheios de dicas que podem ser aplicadas no dia a dia das empresas. São lições sobre empreendedorismo e gestão. Para quem está precisando de […]

1 de março de 2020

Mais do que um momento de lazer, o cinema também pode servir de fonte de inspiração para os empreendedores. Recriando ou contando histórias reais, os roteiristas nos trazem enredos criativos e cheios de dicas que podem ser aplicadas no dia a dia das empresas. São lições sobre empreendedorismo e gestão. Para quem está precisando de uma dose de motivação para iniciar ou dar continuidade aos negócios, o Entrepreneur reuniu uma lista com filmes que todo empreendedor deveria assistir. Quem sabe você se identifique com a história de algum desses personagens. Inspire-se:

FYRE FESTIVAL: FIASCO NO CARIBE (2019)
O documentário conta os bastidores do Fyre Festival, um evento que prometia uma experiência de luxo aos seus convidados, mas acabou resultando em um grande fiasco. A história demonstra a importância do planejamento e ainda traz lições sobre mídias sociais.

FOME DE PODER (2016)
Escolha bem os seus sócios. Essa é uma das principais lições do filme “Fome de Poder”. O longa conta a história da famosa rede de fast food McDonald’s. O negócio foi iniciado pelos irmãos McDonald: Mac (John Carroll Lynch) e Dick McDonald (Nick Offerman). Após assistir ao filme, os empreendedores devem ficar atentos ao negociar com qualquer pessoa. Principalmente, se essa negociação for sobre a venda da sua empresa.


JOY: O NOME DO SUCESSO (2015)
As mulheres empreendedoras também são inspiração para o cinema. Baseado na história real de Joy Mangano (Jennifer Lawrence), o filme traz a história de uma mulher criativa que em meio a um caos familiar consegue estruturar seu negócio. Com esse filme, os empreendedores podem tirar de lições de superação e de força para não desistir dos seus sonhos.

JOBS (2013)
O filme, estrelado por Ashton Kutcher, conta a história de Steve Jobs, criador da Apple. A empresa saiu de uma garagem e conquistou o mundo. No longa, o fundador expressa características muito comuns no mundo do empreendedorismo, tanto positivas como negativas. Jobs se mostra um empreendedor perfeccionista com muito domínio sobre os seus negócios, mas com um temperamento difícil. Posteriormente, uma outra cinebiografia de Jobs foi lançada.

O DIABO VESTE PRADA (2006)
O longa narra os desafios de uma jornalista recém-formada ao aceitar o emprego de assistente da editora-chefe de uma importante revista de moda. A história traz lições sobre como lidar com situações desconfortáveis, como se ambientar em espaços poucos familiares e como o trabalho duro compensa, mais cedo ou mais tarde.

O SENHOR DAS ARMAS (2005)
O filme traça a história de um imigrante que decide buscar sucesso por meio do tráfico de armas ilegais. Moralidade à parte, o personagem apresenta habilidades importantes para empreendedores que desejam ter sucesso, como ambição, tenacidade e capacidade de lidar com riscos.

OBRIGADO POR FUMAR (2005)
O longa conta a história de um lobista da indústria do tabaco capaz de defender os interesses do setor nas mais desafiadoras situações – mas que repensa o papel à medida em que passa a avaliar seu papel como pai. A narrativa aborda o gerenciamento de crises, comunicações corporativas e táticas de negociação.

PRENDA-ME SE FOR CAPAZ (2002)
Baseado em uma história real, o filme narra a trajetória de Frank Abagnale, que conseguiu milhões de dólares se passando por médico, advogado e piloto de uma companhia aérea, além de ter se tornado um habilidoso falsificador de cheques. O longa aborda temas importantes, como a solução de problemas e o esforço para alcançar o sucesso.

STARTUP.COM (2001)
O documentário narra o crescimento e a falência da empresa norte-americana GovWorks, que chegou a levantar US$ 60 milhões em investimentos antes de seu fracasso. A história ajuda a entender o boom e o fracasso da bolha das empresas “ponto com”. Também adverte sobre como amizades podem ser ameaçadas por parcerias comerciais.

ERIN BROCKOVICH – UMA MULHER DE TALENTO (2000)
O filme se baseia na história real de Erin Brockovich, uma mulher que se mobiliza para ajudar os cidadãos de uma cidade em um processo milionário. O filme aborda temas como responsabilidade social, modelos sustentáveis de negócio e viés de gênero nos negócios.

A TRILOGIA “O PODEROSO CHEFÃO” (1972 A 1990)
Os filmes narram a história da Família Corleone, umas das mais poderosas famílias da máfia italiana nos Estados Unidos. As tramas expõem a importância do networking e de entender a concorrência, além de evidenciar estratégias competitivas e até mesmo a sucessão corporativa.

12 HOMENS E UMA SENTENÇA (1957)
O clássico aborda o debate entre 12 membros de um júri que deve condenar ou inocentar um adolescente acusado de assassinato. Enquanto 11 deles votam pela condenação, um acredita na inocência do jovem. O drama traz insights sobre liderança, a psicologia do comportamento de grupo e sistemas de valores conflitantes.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.