quarta-feira, 24 de abril de 2024
Carrefour compra duas lojas do Makro em Goiás

Carrefour compra duas lojas do Makro em Goiás

O Carrefour anunciou a compra de 30 lojas do Makro, por R$ 1,95 bilhão, das quais duas estão localizadas em Goiás: uma na Avenida Perimetral Norte, em Goiânia, e a outra na BR-153, em Aparecida de Goiânia. Com o negócio, a gigante francesa de supermercados dá um salto na operação de atacarejo com a bandeira […]

17 de fevereiro de 2020

O Carrefour anunciou a compra de 30 lojas do Makro, por R$ 1,95 bilhão, das quais duas estão localizadas em Goiás: uma na Avenida Perimetral Norte, em Goiânia, e a outra na BR-153, em Aparecida de Goiânia. Com o negócio, a gigante francesa de supermercados dá um salto na operação de atacarejo com a bandeira Atacadão e, somado com a abertura de 20 lojas prevista para 2020, ganha o equivalente a um ano e meio de faturamento numa tacada só, segundo o presidente do Grupo Carrefour, Noël Prioux. Já o Makro diz que vai focar sua atuação no mercado de São Paulo.

“Essa transação é o movimento mais importante para o Grupo Carrefour no Brasil desde a compra do Atacadão em 2007”, afirmou, em comunicado, Alexandre Bompard, presidente do Conselho de Administração do Grupo Carrefour. O acordo envolveu, ainda, 14 postos de combustível. Para ser efetivada, a transação ainda depende de aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

As unidades adquiridas devem ser convertidas em Atacadão em até 12 meses. Com a “virada” da operação, essas lojas devem ter aumento de até 60% no faturamento, afirma Prioux. Dos R$ 62 bilhões que o Carrefour faturou em 2019, R$ 42 bilhões vieram dessa bandeira. O faturamento do segmento deve crescer R$ 2,8 bilhões com o novo investimento e o grupo vai aumentar de 187 para 217 as lojas Atacadão.

Das 30 unidades vendidas ao Carrefour, 22 eram de propriedade do Makro, enquanto 8 eram alugadas. O Carrefour teria a intenção de aproveitar ao menos parte dos funcionários do Makro nas lojas do Atacadão.

O Makro, que pertence ao grupo holandês SHV, não vai sair do País. O objetivo, segundo Roger Laughlin, presidente da companhia, é focar as operações em São Paulo, com 24 unidades. Com a venda das 30 unidades para o Carrefour, o Makro passa a ter 38 lojas. Laughlin afirma que a companhia negocia a venda de mais 14 unidades para outras redes. A SHV pretende também acelerar a estratégia de atendimento ao mercado de alimentação fora do lar, o food service. Além disso, a companhia poderá abrir lojas menores, de cerca de um quarto do tamanho atual, cuja média é de 8 mil m².

Com um faturamento de cerca de R$ 7 bilhões, o Makro vinha organizando sua operação há alguns anos para uma venda. A companhia fechou lojas nos últimos anos e modificou sua operação, antes voltada apenas a atacadistas, passando a atender o público geral.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.

2 thoughts on “Carrefour compra duas lojas do Makro em Goiás”

  1. O ex atacadão Na perimetral norte irá se tornar outra loja carrefour?

  2. Marciela disse:

    Que dia vai abrir o atacadao da BR 153