sexta-feira, 19 de abril de 2024
Sinduscon-GO estimulará empreendedorismo entre engenheiros

Sinduscon-GO estimulará empreendedorismo entre engenheiros

Capacitar engenheiros para que possam empreender em Goiás, especialmente em nichos de mercado da construção civil como prestadores de serviço especializados. Este é o principal objetivo do Projeto Prestador de Serviço Legal, que o Sindicato da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Sinduscon- GO) deve lançar ainda neste semestre inspirado, principalmente, na nova Legislação […]

27 de janeiro de 2020

Primeira reunião no Sinduscon para formatar o curso de extensão universitária

Capacitar engenheiros para que possam empreender em Goiás, especialmente em nichos de mercado da construção civil como prestadores de serviço especializados. Este é o principal objetivo do Projeto Prestador de Serviço Legal, que o Sindicato da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Sinduscon- GO) deve lançar ainda neste semestre inspirado, principalmente, na nova Legislação Trabalhista, que passou a permitir a terceirização no setor da construção.

Presidente do Sinduscon-GO, Eduardo Bilemjian Fillho diz que busca incentivar o empreendedorismo moderno na categoria, fomentando o surgimento de novos prestadores de serviços especializados em diversos segmentos da construção civil. “Segmentar pode estimular o desenvolvimento técnico e gerencial de profissionais de nível superior”, diz.

Dados do Sindicato dos Engenheiros em Goiás apontam que existem atualmente cerca de 5 mil profissionais fora do mercado ou em outras atividades. “Até mesmo em funções que nada têm a ver com a profissão de engenheiro, como motorista de aplicativos”, frisa o presidente da entidade, Gerson Tertuliano.

Por outro lado, Bilemjian afirma que um dos grandes empecilhos nas obras é a falta de trabalhadores e prestadores de serviços capacitados. “As empresas necessitam cada vez mais destes profissionais aptos a resolver questões gerais ou personalizadas. Pessoas físicas também buscam profissionais habilitados para obras de menor porte, como projeto de construir imóvel para morar, alugar ou vender. Isso envolve arquiteto, calculista de estruturas, projetistas de instalações, uma gama enorme de serviços e profissionais”, afirma.

A especialização e o empreendedorismo surgem como alternativa. “A construção civil está muito seletiva e especializar-se é crucial”, afirma o presidente do Crea-GO, Francisco Antônio de Almeida. “Todos ganham. As construtoras e condomínios contarão com prestadores especialistas e capacitados, já os engenheiros e outros técnicos do setor da construção civil poderão se transformar em pequenos empresários, por exemplo”, enfatiza Bilemjian.

O Sinduscon-GO formou um grupo de parceiros como Sebrae, UFG, Crea, Senai, fabricantes de insumos para desenvolver o projeto do curso de extensão universitária. A primeira reunião, realizada hoje (27/01). Com a capacitação, a entidade almeja desenvolver um aplicativo para que os usuários possam acompanhar e avaliar a qualidade do trabalho dos prestadores de serviço na área de engenharia.

“Está previsto o selo Prestador Legal para aqueles que atingirem pontuação mínima definida no ranking, além de disponibilização de linha de crédito para aquisição de máquinas, equipamentos, capacitação e treinamento”, diz Bilemjian. Dentre os resultados esperados estão a melhora da produtividade, estimular a capacitação dos trabalhadores e reduzir a informalidade.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.