sábado, 20 de abril de 2024
Deputados federais são favoráveis aos incentivos fiscais

Deputados federais são favoráveis aos incentivos fiscais

Pesquisa realizada pelo portal JOTA, especializado em temas jurídicos e na cobertura de notícias do Congresso Nacional, apontou que a maioria dos deputados e deputadas federais é favorável à manutenção e ampliação dos incentivos ficais no País para diversos segmentos econômicos. O tema surgirá com maior força por conta do projeto de reforma tributária, que […]

15 de janeiro de 2020

Pesquisa realizada pelo portal JOTA, especializado em temas jurídicos e na cobertura de notícias do Congresso Nacional, apontou que a maioria dos deputados e deputadas federais é favorável à manutenção e ampliação dos incentivos ficais no País para diversos segmentos econômicos. O tema surgirá com maior força por conta do projeto de reforma tributária, que deve tramitar com maior velocidade neste ano no Congresso Nacional. A pesquisa parlamentar do JOTA também mostrou que 71% dos deputados acreditam numa aprovação da reforma tributária no primeiro semestre deste ano.

No ano em que o Congresso pretende discutir a reforma tributária, 72% dos deputados afirmam ser favoráveis a algum tipo de benefício para medicamentos. Contrários, apenas 28% dos parlamentares.

A pesquisa do portal JOTA também apontou que 64% dos parlamentares federais se declararam favoráveis a benefícios fiscais para operações com alimentos, 66% para o setor de saneamento básico e 67% apoiam benefícios fiscais ao transporte público coletivo urbano. Além disso, 76% dos parlamentares são favoráveis a incentivos fiscais para o setor de educação.

A maior proporção de favoráveis à concessão de benefícios fiscais está na oposição. Entre esse grupo, por exemplo, 85,7% se dizem favoráveis a benefícios para operações com alimentos, enquanto 14,3% são contra. Na base governista, a proporção de favoráveis é bem menor. Entre os deputados dos partidos da base, 57,7% são favoráveis e 42,3%, contra.

Em dezembro, foram ouvidos 155 parlamentares. A amostra foi estratificada por grupos de partidos. O sorteio foi realizado antes da coleta e, posteriormente, o JOTA fez um modelo de pós-estratificação para garantir o balanceamento. O portal acredita que, em uma população pequena como a de 513 deputados, fazer uma amostragem por ponto de fluxo, pegando deputados dispostos a responder nos corredores da Câmara, insere vieses não amostrais nos resultados. Por isso, o time de dados utiliza uma metodologia própria de amostragem e estratificação.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.