sexta-feira, 19 de abril de 2024
Morre Katsume Fujioka, um dos fundadores da rede goiana

Morre Katsume Fujioka, um dos fundadores da rede goiana

Um dos fundadores do grupo varejista Fujioka, Katsume Fujioka, faleceu hoje (20/11) em Goiânia. “Mercado ruim representa uma oportunidade para que as empresas que têm o pé no chão cresçam”, costumava afirmar o empreendedor em entrevistas. Katsume reconhecia que boas oportunidades surgiram também devido ao desenvolvimento do Estado. Segundo ele, Goiás tem sido um exemplo […]

20 de novembro de 2019

. “Mercado ruim representa uma oportunidade para que as empresas que têm o pé no chão cresçam”, costumava afirmar Katsume Fujioka

Um dos fundadores do grupo varejista Fujioka, Katsume Fujioka, faleceu hoje (20/11) em Goiânia. “Mercado ruim representa uma oportunidade para que as empresas que têm o pé no chão cresçam”, costumava afirmar o empreendedor em entrevistas. Katsume reconhecia que boas oportunidades surgiram também devido ao desenvolvimento do Estado. Segundo ele, Goiás tem sido um exemplo de crescimento quando colocado em comparação com os demais Estados do País. “Prova disso é que o Fujioka nasceu e cresceu em Goiás e estamos em praticamente todas as cidades acima de 50 mil habitantes”, afirmava. Seu falecimento é lamentado por várias lideranças empresariais do Estado em redes sociais e grupos de mensagens.

Katsume destacava a tecnologia como um dos principais fatores para o desenvolvimento do grupo empresarial. “O Fujioka nasceu em cima da fotografia, em 1964. Desde então, a tecnologia evoluiu bastante. A fotografia digital, por exemplo, mudou o mercado completamente. Quem vivia de fotografia analógica, hoje, se pauta pela digital”, ressalta. Além disso, relatou que a aposta em novos produtos foi de essencial importância para guinar os negócios. “A linha de informática nos proporcionou um avanço grande de vendas, pois esse segmento rege o consumo das pessoas atualmente”.

Investindo em inovação e tecnologia, o grupo tornou-se líder no mercado de informática no Centro-Oeste brasileiro, líder de mercado na linha de cine foto, câmeras e telefonia e também um dos maiores atacadistas de produtos tecnológicos especializados do País. Essa história começou com Tetsuo Shiraishi, no interior de São Paulo. Ele aprendeu os segredos da arte da fotografia durante quatro anos trabalhando gratuitamente como aprendiz. Veio para Goiânia onde ensinou os sobrinhos Teruó, Sussumi e Katsume, todos descendentes de japoneses, a arte de fotografar.

A primeira loja foi inaugurada em 12 de maio de 1964, com o nome de Foto Sakura, localizada na esquina da Avenida 24 de Outubro com a Anhanguera, em Campinas. No início a pequena empresa trabalhava apenas com a simples fotografia para documentos 3X4. Com o passar dos anos, a empresa cresceu e entrou nos mercados de relógio e ótica. Expandiu seu varejo em Goiás e no Distrito Federal. No final dos anos 70 começou o serviço de distribuição no atacado. Aumentou o seu mix para outras áreas, como audio e video, cine foto, informática, telefonia, ótica, serviços fotográficos e musicais. O nome Foto Sakura foi usado até 1982, quando a empresa passou a se chamar Fujioka. Nos anos 80, a empresa inicia uma expansão para o Distrito Federal e, em 2014, inaugura sua primeira loja fora da Região Centro-Oeste, em Uberlândia.

Katsume Fujioka foi um dos principais responsáveis por essa história de sucesso empresarial. Tinha apenas 14 anos de idade quando foi convidado a trabalhar na empresa e a aprender a arte de fotografar. Teve o tirocínio de aproveitar o avanço tecnológico no processamento e revelações rápidas, utilizando-se de equipamentos de última geração. Como definia Katsume, a empresa soube integrar-se à modernidade do mundo do cine foto e alcançou uma extraordinária projeção

O faturamento do grupo Fujioka, uma das maiores redes varejistas no ramo de eletrônicos e ótica em Goiás, atingiu R$ 1,7 bilhão no ano passado. A meta da empresa goiana, segundo consta no seu próprio site institucional, é se tornar a maior varejista de tecnologia do Centro-Oeste e estar entre os cinco maiores distribuidores do Brasil.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.

4 thoughts on “Morre Katsume Fujioka, um dos fundadores da rede goiana”

  1. Edir Junior disse:

    Uma enorme perda para o Comércio Goiano, um homem extremamente humilde, com um coração enorme, deixará saudades aos amigos.

  2. Eduardo Dehira disse:

    Sempre foi uma pessoa que me inspirou! Aprendi muito com ele! Ele foi um ícone na minha vida profissional! Vá com Deus !!!!! E obrigado pelos ensinamentos!

  3. Elida maria Barbosa Carvalho disse:

    Grande profissional e Guerreiro! Que Deus o acolha na luz de vossa face. Descanse em paz!! E que Deus conforte toda a sua familia e amigos!!!

  4. Maria Elza Barbosa disse:

    Vai em paz Sr Katsume, que Deus conforte familiares e amigos.