Ana Tex: “O marketing digital abre oportunidades para negócios locais, para lojas online e profissionais liberais”

Certa é a presença dos negócios na rede com suas contas no Instagram, Facebook, Youtube. Cada qual trabalhando a comunicação e o marketing digital conforme os públicos-alvos. Mas a pergunta insistente na cabeça do empreendedor é: como vender mais por estes meios? Tal dificuldade circunda o cotidiano de milhares de empreendedores, independente do porte, na ânsia de transformar negócios simples em negócios altamente lucrativos, através das mídias sociais. É saber como transformar essas mídias em dinheiro e vendas para o seu negócio.

O empresário e ilusionista Klaus Durães chama a atenção para o que parece ser o principal benefício da utilização do marketing digital: o alcance direcionado aos públicos de interesse de cada empresa. Enquanto o anúncio tradicional da TV tem alto custo e aparece para muitas pessoas que podem não ter interesse no produto, o anúncio da rede é mais barato e consegue ser mais eficiente. “Transmitido pelo meio digital, o marketing digital procura hoje entender o novo consumidor para adaptar o negócio ao contexto digital”, ressalta.

Na visão de Klauss, ao mesmo tempo em que se mudam as formas de interação é necessário mudar os mecanismos das empresas. “Nesse contexto, muda a forma com que elas precisam interagir e se relacionar com os consumidores (cada vez mais exigentes), se quiserem ter um negócio com maior longevidade”, observa, exemplificando o uso do Youtube e Instagram para o público mais jovem, e o Facebook para o adulto/sênior.

Parceiro do também empresário e ilusionista Henry Vargas, a dupla faz palestra-show “Novos consumidores e novo negócios”, levando mensagens mais assertivas sobre os parâmetros deste mundo novo, sobre transformação digital para as pessoas por meio da ilusão e da mágica. “Demonstramos como novos segmentos estão se reinventando e a forma como o mundo nos cobra para entender o novo consumidor, entender as novas necessidades das empresas e criar soluções inovadoras que possam prover valores e gerar transformação em diversos tipos de negócios”, observa Klauss, completando que os pequenos empreendedores têm possibilidades de aumentar a visibilidade dos negócios e vendas, “por meio das redes sociais, de uma boa articulação inovadora e do relacionamento com pessoas”.

Ferramentas
Enquanto o marketing digital é apontado como mais eficiente e de baixo custo, a identificação do público-alvo relevante, e o uso de dados coletados na navegação da internet como recurso inegável, “qualquer pessoa precisa entender as ferramentas digitais”, salienta Ana Tex, consultora e influencer de marketing digital. Para ela, o mercado está mais concorrido e qualquer mercado é global. “Você concorre com todos e não só na sua cidade. Você precisa saber como chegar naquele público que você se interessa”, afirma.

Sob a temática Mídias Sociais para Negócios, ela destaca o Instagram como ferramenta para alavancar negócios. Ana Tex diz que boas ações podem contribuir para grandes resultados nas empresas. “O marketing digital abre oportunidades para negócios locais, para lojas online, para profissionais liberais e até mesmo para transformar os empreendedores em influenciadores digitais”, afirma ao acrescentar que as mídias sociais são essenciais para a divulgação e propagação de ideias.

Ao conversar com empresários de micro e pequenas empresas sobre as oportunidades que a propaganda on-line pode oferecer, a consultora passa três tipos de conteúdos que geram resultados nas redes sociais. “É preciso estar atento aos assuntos do momento e analisar se eles encaixam com o negócio; utilizar de depoimentos de clientes, e contar história que pode ser da carreira, da empresa”.

A dupla Henry e Klauss Durães e Ana Tex falaram no Circuito de Palestra Sebrae, em Goiânia. O evento integra a programação do Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, comemorado em 5 de outubro. A data é uma homenagem à criação do Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, que completa 20 anos.


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