sábado, 20 de abril de 2024
Incubadora da UFG escolhida entre as melhores do País

Incubadora da UFG escolhida entre as melhores do País

O Centro de Empreendedorismo e Incubação da Universidade Federal de Goiás foi certificado com o CERNE 2, um modelo nacional de gestão que reconhece as melhores práticas no relacionamento com empreendedores e na geração de negócios inovadores no país. O anúncio foi feito durante o Innovation Summit, evento simultâneo com a Conferência da Associação Nacional […]

17 de agosto de 2019

Desafios estimulam alunos a atuar em equipe e compartilhar conhecimentos

O Centro de Empreendedorismo e Incubação da Universidade Federal de Goiás foi certificado com o CERNE 2, um modelo nacional de gestão que reconhece as melhores práticas no relacionamento com empreendedores e na geração de negócios inovadores no país. O anúncio foi feito durante o Innovation Summit, evento simultâneo com a Conferência da Associação Nacional de Entidades de Apoio a Empreendimentos Inovadores – Anprotec 2019, realizado entre os dias 12 e 14 de agosto, em Florianópolis, Santa Catarina.

Desenvolvido pela Anprotec e Sebrae, o Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (CERNE) busca a melhoria dos resultados das incubadoras, com base nos empreendimentos, ética, sustentabilidade, desenvolvimento humano e na gestão transparente. Os níveis de maturidade vão de 1 a 4.

Após tornar-se a primeira do Centro-Oeste certificada com o CERNE 1, em 2016, o CEI foi em busca do CERNE 2, capacitando a equipe, planejando ações, priorizando três processos-chave: ampliação da incubadora, gestão estratégica e a ampliação dos limites. “Essa certificação é motivo de muito orgulho para a UFG e para os goianos. É a certeza de que a incubadora está se qualificando cada vez mais para apoiar empreendimentos de sucesso”, comemorou Emilia Rosângela Pires, gerente do CEI.

Programas e ações
O Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG é um programa coordenado pela diretoria de Transferência e Inovação Tecnológica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da UFG. Apoia a criação, o desenvolvimento e a consolidação de negócios, além de promover formação empreendedora e estimular a pesquisa e a inovação.

Por meio dos programas de pré-incubação e incubação, o CEI oferece cursos, workshops, mentorias e assessorias em gestão, mercado e finanças, contribuindo com o desenvolvimento de ideias, produtos, serviços.

Atualmente, o CEI acolhe atualmente projetos e negócios nas áreas de educação, agronegócio, saúde, robótica, nanotecnologia, engenharia, moda e beleza. O acesso aos programas de pré-incubação e incubação é possível através de processos seletivos realizados a cada semestre.

Formação empreendedora
O UFG Empreende é um dos programas voltados à capacitação de acadêmicos e comunidade em geral que desejam iniciar a jornada empreendedora. Durante a formação, o aluno aprende conceitos básicos de trabalho em equipe, empreendedorismo, identificação de oportunidades e validação de negócios.

O CEI promove também desafios e outras atividades colaborativas para alunos da UFG e de outras instituições de ensino superior. Um das atividades é a Olimpíada Empreendedorismo Universitário (OEU) , realizada anualmente. Além de premiar os vencedores em dinheiro, a Olimpíada estimula o espírito de equipe, compartilha conhecimentos e desperta habilidades.

A unidade 1 do CEI está localizada na rua 235, nº 294 , Setor Universitário. A unidade 2 fica no Campus Samambaia, no Parque Tecnológico, ao lado do Conjunto Itatiaia

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.