quinta-feira, 18 de abril de 2024
Alambique Cambéba conquista o mundo com a cachaça orgânica

Alambique Cambéba conquista o mundo com a cachaça orgânica

A cachaça Cambéba, fabricada desde o século XIX no Ceará e há 26 anos em Goiás, é hoje o produto mais famoso e premiado made in Goiás e Brazil na Europa, Estados Unidos, Austrália, China, Argentina, Chile e em outros países da América do Sul. Dos 150 mil litros de cachaça orgânica produzidos anualmente, 95% […]

19 de maio de 2019

Galeno Cambéba: “Dos 150 mil litros de cachaça orgânica produzidos anualmente, 95% são exportados para países de todos os continentes”

A cachaça Cambéba, fabricada desde o século XIX no Ceará e há 26 anos em Goiás, é hoje o produto mais famoso e premiado made in Goiás e Brazil na Europa, Estados Unidos, Austrália, China, Argentina, Chile e em outros países da América do Sul. Dos 150 mil litros de cachaça orgânica produzidos anualmente, 95% são exportados, todos com selo de qualidade orgânica e de premiações recebidas em vários concursos mundiais.

Não é por acaso que, atualmente, o Alambique Cambéba tem escritório de vendas e distribuição dos produtos em Barcelona, na Espanha, que abastece todo o mercado europeu, e em Tampa, na Flórida, para atender os consumidores norte-americanos e outros. O mercado latino também é foco da empresa e é atendido diretamente pelo escritório de Goiás.

O Alambique Cambéba nasceu de uma empresa familiar. É gerida por Galeno Cambéba, o sétimo de oito gerações de produtores de cachaça orgânica. A fábrica está localizada no município de Alexânia, às margens da BR-060, e emprega 44 trabalhadores no período da safra da cana-de-açúcar, que dura seis meses do ano, de maio a outubro.

Galeno conta que a empresa foi criada focada no mercado externo, embora seus produtos estejam à venda em todos os Estados brasileiros. Em Goiânia, é possível encontrar a Cambéba na loja Vive Brasil, no Aeroporto, e no Bistrô Abasteria. Os planos de hoje e do futuro continuam voltados para a exportação da cachaça goiana. A indústria de Goiás foi instalada em 1993 e já em 1999 começou a vender seus produtos para o exterior.

O parque fabril do Alambique Cambéba está localizado no município de Alexânia, às margens da BR-060

Processo

O Alambique Cambéba tem um parque fabril moderno e equipado em Alexânia. Na linha de produção a levedura é feita no laboratório da empresa, tendo a temperatura da fermentação controlada por software próprio e, em sua destilação, aproveita-se somente a parte nobre. É desta forma que a empresa tem sido reconhecida como um dos produtores da melhor da cachaça do Brasil e do mundo.

Toda a produção é certificada como 100% orgânica e é acrescida de outras exigências para o mercado europeu e americano. O Carbamato de Étila é de em torno de 6% ppm (partes por milhão), percentual baixíssimo em se tratando de produto fermentado, quando a legislação brasileira limita em 150 ppm.

“Temos um produto orgânico que nos garante a qualidade de origem e também temos a única sala de fermentação informatizada do país”. Galeno conta que esse índice só foi alcançado e mantido pelo processo que envolve o preparo do solo, escolha das variedades da cana-de-açúcar, corte, transporte, moagem fermentação, destilação e envelhecimento.

A empresa tem uma adega que fica localizada a seis metros abaixo do solo para permitir o envelhecimento da cachaça, por até 14 anos, em barris de carvalho, que são importados. Galeno Cambéba disse que há 20 anos participa do Projeto de Desenvolvimento da Cachaça de Alambique do Estado de Goiás, desenvolvido pelo Sebrae e com apoio do governo do Estado. “O setor deve muito ao Sebrae e com apoio do Governo do Estado, pois sem ele ainda estaríamos vivendo a ‘idade da pedra’ com relação ao desenvolvimento. A instituição tem favorecido a melhoria da qualidade da cachaça do Estado, impulsionando a divulgação e levando os produtores para participar de feiras e eventos”, afirma Galeno.

História

A fabricação da cachaça Cambéba surgiu em 1.808, quando o então Sargento Mor (hoje Capitão) José Félix de Azevedo e Sá conheceu o processo de produção da cachaça na capital pernambucana. Na ocasião ele conduzia, para a Cadeia Pública de Recife, vários corsários franceses, aprisionados por ele em combate, na cidade de Pecém, costa cearense.

Após se apaixonar pelo produto e seu processo produtivo, ele o levou para seu sítio Cambéba, localizado na cidade de Soure, atual Caucaia, no Estado do Ceará. Após a desapropriação do Porto de Pecém, os descendentes de José Félix de Azevedo e Sá, migraram para a região Centro-Oeste, na cidade de Alexânia (GO), onde é produzida a cachaça Cambéba, conhecida nos principais países do mundo.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.

2 thoughts on “Alambique Cambéba conquista o mundo com a cachaça orgânica”

  1. Rosângela disse:

    Parabéns. Aprecio muito a sua cachaça. Recomendo.

  2. Manoel Oliveira disse:

    Aonde posso encontra-la em Fortaleza?