sexta-feira, 19 de abril de 2024
Fieg e Fapeg buscam parceria para promover inovação em Goiás

Fieg e Fapeg buscam parceria para promover inovação em Goiás

O que a indústria e a academia têm em comum nas ações em prol da promoção do desenvolvimento da tecnologia e da inovação em Goiás? A busca de parcerias nesse campo foi pauta de reunião, segunda-feira (1º de abril), na Casa da Indústria, entre os presidentes da Fieg, Sandro Mabel, e da Fundação de Amparo […]

3 de abril de 2019

Reunião entre os presidentes da Fieg, Sandro Mabel, e da Fapeg, Robson Domingos, e diretores das entidades e do Sebrae Goiás: parceria em prol do desenvolvimento da tecnologia e da inovação

O que a indústria e a academia têm em comum nas ações em prol da promoção do desenvolvimento da tecnologia e da inovação em Goiás? A busca de parcerias nesse campo foi pauta de reunião, segunda-feira (1º de abril), na Casa da Indústria, entre os presidentes da Fieg, Sandro Mabel, e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Robson Domingos, com a participação de diretores das duas entidades e também do Sebrae Goiás.

“Para ir para o futuro, temos de melhorar ainda mais o presente. Nossas escolas do Sesi e Senai têm diferenciais. Acabamos de vencer torneio nacional de robótica e classificar times para disputas internacionais ainda este ano, nos Estados Unidos, e temos como meta ser a Coreia do Sul em educação, colocando em prática hoje o que os alunos precisarão daqui a dez anos”, disse o presidente da Fieg, Sandro Mabel. Ele defendeu a necessidade de a federação e a Fapeg andarem juntas, visando à promoção da inovação com resultados financeiros para a indústria.

O presidente da Fapeg ressaltou a necessidade de quebra de paradigma entre o setor produtivo e a academia, buscando a absorção pelo mercado de trabalho de profissionais de diversas áreas formados com bolsas concedidas pela fundação. Ele propôs ainda a multiplicação de centros de excelência, aproveitando-se a vocação regional, a exemplo de mineração em Catalão; de moda e fármacos, entre outros. No caso específico de Catalão, citou a possibilidade de experiência na utilização de resíduos de minérios de ferro para produzir tijolos, beneficiando a construção civil. Segundo ele, a Fapeg, em seu planejamento estratégico, está mapeando demandas por laboratórios, visando viabilizar iniciativas que sejam potenciais geradoras de inovação e renda.

“Queremos ser sócios dessas iniciativas e ter a Fapeg como bússola”, respondeu Sandro Mabel, citando como exemplo o modelo de parcerias que a entidade mantém com o Sebrae Goiás no âmbito do empreendedorismo e do desenvolvimento de micro e pequenos negócios.

Projetos

Na reunião, o gerente de Tecnologia e Inovação do Senai, Rolando Vargas, apresentou à Fapeg cinco projetos com proposta de parcerias entre as instituições. O principal deles, o Projeto Moda, que contempla um dos pilares estratégicos do Sistema Fieg para o desenvolvimento do segmento, baseia-se no conceito de openlab. Trata-se de um espaço de inovação voltado ao ecossistema têxtil e de confecção, com infraestrutura altamente tecnológica e laboratórios que possibilitam o desenvolvimento de provas de conceito, validação de tecnologias e testes de forma colaborativa

No âmbito do Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos e Bebidas, instalado em Goiânia, o projeto apresentado à Fapeg busca adequar os laboratórios de microbiologia e físico-química para que estejam aptos a realizar o novo escopo mínimo de ensaios (IN 30, divulgada em junho/2018) exigidos para credenciamento junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) até 2020, atendendo às exigências das indústrias goianas de produtos de origem vegetal e animal.

Já para o Instituto Senai de Tecnologia em Automação, também em Goiânia, o Projeto FAB LAB (laboratório aberto) proporcionará condições ideais para a promoção da inovação ao fomentar acesso a ferramentas de fabricação digital e conexão entre as pessoas. A proposta é um modelo de funcionamento aberto e sustentável.

O Projeto LCC (Laboratório de Construção Civil) visa implantar infraestrutura necessária para atender à demanda compulsória dos ensaios da norma de desempenho (NBR 15575/13) para as construtoras de Goiás e para fomentar o desenvolvimento, a inovação e criação de novos produtos, sistemas e processos para a indústria do segmento.

O Senai também propôs à Fapeg parceria em um projeto de inovação para micro e pequenas empresas e startups de base tecnológica, destinado a beneficiar os melhores projetos pontuados, que contam na base de dados do tanto do IST Automação quanto do IST Alimentos e Bebidas.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.