sexta-feira, 19 de abril de 2024
Número de locadoras de carros cresce 19% em Goiás

Número de locadoras de carros cresce 19% em Goiás

A cada meia hora um carro é comprado por locadora em Goiás. Foram 4.434 novos emplacamentos no ano passado para empresas de locação, de um total de 10.944 carros emplacados no Estado. Atualmente, a frota total de locadoras operando no Estado soma 28.933 automóveis e comerciais leves, inclusos carros emplacados em outros Estados. O número […]

21 de março de 2019

A cada meia hora um carro é comprado por locadora em Goiás. Foram 4.434 novos emplacamentos no ano passado para empresas de locação, de um total de 10.944 carros emplacados no Estado. Atualmente, a frota total de locadoras operando no Estado soma 28.933 automóveis e comerciais leves, inclusos carros emplacados em outros Estados.

O número de locadoras de veículos no Estado cresceu 19%, de 243 em 2017 para 290 no ano passado, assim como o número de empregos diretos gerados no setor, que subiu de 2.069 para 2.835 postos.

Rogério Vila, Adriano Donzelli e Paulo Miguel Júnior em Goiânia

Tudo isso está em linha com o que aconteceu em nível nacional no setor, muito impulsionado pelos aplicativos de transporte, conta Adriano Donzelli, presidente do Sindicato das Empresas de Locação de Automóveis do Estado de Goiás (Sindiloc-GO) e diretor de Relações Institucionais da Federação Nacional das Empresas Locadoras de Veículos Automotores (Fenaloc).

“Temos potencial para quintuplicar nosso mercado nos próximos dez anos”, disse ele durante apresentação em Goiânia do Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos, edição 2019, com base nos dados do ano passado. O evento foi realizado na quarta-feira (dia 20), no auditório da concessionária Saga, e contou com a participação do presidente da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), Paulo Miguel Júnior, do diretor regional da entidade em Goiás, Rogério Vila Verde Reis, e empresários do setor.

NACIONAL
No Brasil, mostra o anuário, o mercado de locação de veículos cresceu 11% nos últimos três anos, saltando de um faturamento de R$ 13,8 bilhões em 2016 para R$ 15,3 bilhões no ano passado. O número de locadoras cresceu de 11.199 para 13.182 no mesmo período. Postos de trabalho saltaram de 76,5 mil para 82,6 mil e a frota total das locadoras cresceu em 200 mil unidades, passando de 1,2 milhão para 1,4 milhão, de 2017 para 2018.

Para Paulo Miguel, além do surgimento dos aplicativos de transporte, outros fatores contribuem para o crescimento do setor. “Locar veículo deixou de ser visto como algo complicado e caro, hoje é simples e barato. E tem gente fazendo conta e observando que pode ser mais vantajoso alugar do que ter um carro”, diz o executivo da Abla.

Apesar dos bons números do mercado brasileiro de locação de carros, mesmo em época de conjuntura econômica fraca, ele concorda com Donzelli sobre as perspectivas do setor. “Só para termos uma ideia, 80% das empresas brasileiras ainda contam com frota própria”, sugere sobre o potencial a ser explorado pelas empresas locadoras.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.