sexta-feira, 19 de abril de 2024
Aeroporto de Goiânia irá à leilão em agosto de 2020

Aeroporto de Goiânia irá à leilão em agosto de 2020

O aeroporto de Goiânia está entre os 22 terminais que irão à leilão em agosto de 2020. O edital de chamamento para a sexta rodada de concessão de aeroportos será apresentado pelo governo na segunda-feira (18). A próxima rodada também trará três blocos, com terminais das regiões Norte e Sul, e outro grupo, chamado de […]

16 de março de 2019

O aeroporto de Goiânia está entre os 22 terminais que irão à leilão em agosto de 2020. O edital de chamamento para a sexta rodada de concessão de aeroportos será apresentado pelo governo na segunda-feira (18). A próxima rodada também trará três blocos, com terminais das regiões Norte e Sul, e outro grupo, chamado de Eixo Central.

Na prática, o edital dá início aos estudos para a próxima rodada de leilões de aeroportos, definindo valores por bloco e expectativas de investimentos.

Serão colocados em leilão mais 22 terminais. O Bloco Sul, formado por nove aeroportos, inclui dois terminais em Curitiba, um em Foz do Iguaçu e um em Londrina, no Paraná; um em Navegantes e um em Joinville, em Santa Catarina; um em Pelotas, um em Uruguaiana e um Bagé, no Rio Grande do Sul.

O Bloco Norte engloba sete aeroportos: um em Manaus, um em Tabatinga e um em Tefé, no Amazonas; um em Porto Velho; um em Rio Branco e um em Cruzeiro do Sul, no Acre; e um em Boa Vista. No terceiro lote, o chamado Eixo Central, estão os terminais de Goiânia, Goiás; de São Luís e Imperatriz, no Maranhão; de Teresina, no Piauí; de Palmas, no Tocantins; e de Petrolina, em Pernambuco.

Já a sétima rodada de concessão de aeroportos, prevista para o primeiro semestre de 2022, incluirá os terminais de Congonhas, em São Paulo, e Santos Dumont, no Rio de Janeiro. “Congonhas e Santos Dumont ficam para a última rodada. Como são aeroportos muito importantes, eles vão ajudar a compor a sustentabilidade da Infraero. Por isso vamos aguardar os preços irem se sustentando no mercado”, afirmou na sexta-feira (15/03) o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

Sucesso

Na tarde de sexta-feira (15) foram leiloados 12 aeroportos, que teve a participação de nove grupos nos três blocos. No total, os lances pelos três blocos somaram R$ 2,377 bilhões, com ágio de quase 986%. A espanhola Aena, a suíça Zurich e as brasileiras Socicam Terminais Rodoviários e Sinart saíram vencedoras, e já disseram ter interesse na nova rodada de concessões que será anunciada segunda-feira pelo governo.

Os terminais concedidos estão localizados nas regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste, e, juntos, recebem 19,6 milhões de passageiros por ano, o que equivale a 9,5% do mercado nacional de aviação. O investimento previsto para os três blocos é de R$ 3,5 bilhões, no período de 30 anos.

Atualização: o Ministério da Infraestrutura publicou na segunda-feira (18), no Diário Oficial da União, edital de chamamento público para interessados em realizar estudos técnicos para a concessão de 22 aeroportos em todo o país, dentre os quais o de Goiânia.  Os projetos serão estruturados em três blocos: Bloco Sul, composto pelos aeroportos de Curitiba, Foz do Iguaçu (PR), Navegantes (SC), Londrina (PR), Joinville (SC), Bacacheri (PR), Pelotas (RS), Uruguaiana (RS) e Bagé (RS); Bloco Nortes, composto pelos terminais de Manaus, Porto Velho (RO), Rio Branco, Cruzeiro do Sul (AC), Tabatinga (AM), Tefé (AM) e Boa Vista; e Bloco Central, composto pelos aeroportos de Goiânia, São Luís, Teresina, Palmas, Petrolina (PE) e Imperatriz (MA). “O presente edital tem por objetivo chamar pessoas físicas ou jurídicas de direito privado interessadas na apresentação de projetos, levantamentos, investigações e estudos (estudos técnicos) que subsidiem a modelagem da concessão para a expansão, exploração e manutenção dos aeroportos objeto deste chamamento público de estudos”, diz o texto.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.