quinta-feira, 18 de abril de 2024
Pequena empresa será protagonista do desenvolvimento

Pequena empresa será protagonista do desenvolvimento

Recém-empossado presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás), o empresário Ubiratan da Silva Lopes prevê um cenário de recuperação da economia, muito em função do desempenho das micro e pequenas empresas. Para ele, a redução da burocracia e a desoneração dos tributos, Governo Federal criarão […]

6 de janeiro de 2019

Recém-empossado presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás), o empresário Ubiratan da Silva Lopes prevê um cenário de recuperação da economia, muito em função do desempenho das micro e pequenas empresas. Para ele, a redução da burocracia e a desoneração dos tributos, Governo Federal criarão um ambiente favorável aos pequenos negócios em 2019. Conforme Ubiratan Lopes, as micro e pequenas empresas serão protagonistas do desenvolvimento.

Para o novo diretor-superintendente do Sebrae Goiás, Leonardo Guerra de Rezende Guedes, o principal desafio da nova gestão, além de promover ações que consolidem as micro e pequenas empresas já existentes, é fornecer condições para capacitação e apoio aos novos empreendedores. Segundo ele, mesmo com toda consultoria já disponibilizada pelo Sebrae, muitos empreendedores ainda não buscam planejamento e sequer tomam conhecimento de fontes de financiamento para capital de giro. “É essencial que busquemos esclarecer essas formas de acesso ao crédito. Outra medida é facilitar acesso ao planejamento dos negócios, sobretudo para a nova geração de empreendedores”, completa.

Quem são os dirigentes

Empossada pelo Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae Goiás, a nova Diretoria Executiva, que comandará a instituição no período de 2019/2022, é composta por Ubiratan da Silva Lopes, atual presidente da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado de Goiás (Facieg); pelo diretor-superintendente Leonardo Guerra de Rezende Guedes; Wanderson Portugal Lemos, que permanecerá na Diretoria Técnica, e Igor Montenegro Celestino Otto, que ocupará a diretoria de Administração e Finanças.

Da esquerda para a direita: Pedro Alves (ex-presidente do CDE), Osvaldo Moreira Guimarães (atual vice-presidente do CDE), Ubiratan da Silva Lopes, Leonardo Guerra de Rezende Guedes, Igor Montenegro, Wanderson Portugal Lemos (Foto: Sílvio Simões)

Ubiratan da Silva Lopes – Empresário anapolino, Técnico em Edificações pela Escola Técnica Federal de Goiás e Bacharel em Ciências/Matemática pela PUC Goiás. É vice-presidente da Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB) e atual presidente da Federação das Associações Comerciais, Industriais e Agropecuárias do Estado de Goiás (Facieg), entidade que congrega mais de 80 associações em todo o Estado.

Leonardo Guerra de Rezende Guedes – Professor Leonardo Guedes é Doutor e Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com estágio Pós-Doutoral na Ryukoku University, Japão. É Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) e Professor Titular da Universidade Federal de Goiás (UFG). Possui experiência na área de Gestão, com ênfase em Planejamento, Empreendedorismo e Gerenciamento de Projetos em Tecnologia. Leonardo já foi vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) e diretor executivo da Fundação Aroeira e também foi o primeiro presidente da Fundação de Amparo e Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg).

Wanderson Portugal Lemos – Médico Veterinário, com graduação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Pós-graduado em Agentes de Inovação Tecnológica, pelo Sebrae, Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica (Abipt) e Faculdade Cambury; Gestão em Agronegócios, pela Universidade Sebrae de Negócios. É do quadro de colaboradores do Sebrae Goiás.

Igor Montenegro Celestino Otto – Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás); Pós-Graduado em Direito Tributário; Master of Business Administration (MBA) em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Executivo em áreas de Estratégia, Gestão e Operações, Controladoria e Finanças e Gestão de Projetos. Foi secretário das Cidades (Goiás) e foi presidente da, então, Agência Goiana de Comunicação (Agecom)/Agência Brasil Central (ABC).

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.