quinta-feira, 25 de abril de 2024
Entidades firmam aliança goiana para inovação e empreendedorismo

Entidades firmam aliança goiana para inovação e empreendedorismo

  Um documento para por em prática a Aliança Goiana para Inovação e Empreendedorismo, que estabelece diversas ações de estímulo à inovação, foi assinado nesta terça-feira (30) por diversas entidades, durante solenidade no Sebrae Goiás. O objetivo é apoiar empresas e organizações a desenvolver modelos de negócios e projetos de apoio a empreendedores, além de […]

31 de outubro de 2018

 

Um documento para por em prática a Aliança Goiana para Inovação e Empreendedorismo, que estabelece diversas ações de estímulo à inovação, foi assinado nesta terça-feira (30) por diversas entidades, durante solenidade no Sebrae Goiás. O objetivo é apoiar empresas e organizações a desenvolver modelos de negócios e projetos de apoio a empreendedores, além de ampliar o acesso a capacitação, redes, mercados e crédito para que desenvolvam ou iniciem seus empreendimentos.

O documento propõe ações de fomento ao empreendedorismo, incentivo à pesquisa, acesso a crédito, desenvolvimento de programas estaduais para melhoria do empreendedorismo, direcionar recursos para destinos mais rentáveis para a inovação, desenvolvimento e melhoria de modelagem de negócios, dentre outros.

“A importância desse tipo de ação é a união de esforços de todas as instituições. O objetivo é pensar na inovação e empreendedorismo, e congregar todas essas ações em um único documento, o que faz que possamos unir esforços, diminuir a burocracia e levar informação a o empreendedor. O Sebrae e os parceiros irão se comprometera construir ações conjuntas para facilitar a vida do empreendedor, em prol da inovação”, destacou o analista da Unidade de Inovação e Competitividade do Sebrae Goiás Athos Vinícius Ribeiro.

O diretor superintendente do Sebrae Goiás, Igor Montenegro participou de painel de debate, no qual ressaltou a importância da parceria. “Esse é um momento sonhado, mas esperamos que esse grupo consiga dar uma energia para esse processo, para que ele alcance grandes resultados. Aproveito para falar sobre a nossa esperança de que a inovação é certamente a nossa alavanca para que possamos alcançar grandes objetivos”, afirmou.

Carlos Eduardo Bizzoto, consultor de projetos da Anprotec, apresentou aos representantes das entidades o estudo do delta de oportunidades do ecossistema de inovação. “O ecossistema é a forma que fazemos para que o empreendedor tenha sucesso no mercado. Cada região tem potencial em uma área. A Anprotec já trabalha com convênios com o Sebrae há mais de dez anos, e estamos a alguns anos fortalecendo esse ecossistema”.

Ao destacar a importância do ecossistema de inovação, o diretor técnico do Sebrae Goiás, Wanderson Portugal, anunciou a inauguração do Sebrae Lab ainda este ano. “Um lugar onde será possível desenvolver ideias e preparar o negócio para crescer, que estará disponível para esse trabalho de inovação”, enfatizou

A gerente da Unidade de Inovação e Competitividade do Sebrae Goiás, Carmen Neiva, destacou o compromisso da instituição. “O papel do Sebrae tem sido de catalizador. Temos convênio com várias instituições, capacitações, consultorias, programas de aceleração. Outro foco é o de ser um elo entre todos, apoiando e fortalecendo a rede de inovação para que estejamos mais forte para atender os empreendedores”, afirmou.

Alexandre Souza, gestor de projetos do Sebrae/SC, trouxe o modelo de gestão da inovação de do Sebrae em Santa Catarina. Para ele, a instituição tem um importante papel no fomento ao empreendedorismo. “O Sebrae tem uma facilidade no processo, já que é totalmente transversal, e as entidades conhecem sobre a instituição. Isso facilita muito quando desenvolvemos projetos de inovação. Um ecossistema para ser maduro e forte, desde que todas as entidades estejam focadas em ajudar o empreendedor”, disse.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.