quinta-feira, 25 de abril de 2024
Goianos disputam final nacional do Prêmio IEL de Estágio

Goianos disputam final nacional do Prêmio IEL de Estágio

Condecoração que reconhece as melhores práticas das empresas, estagiários e instituições de ensino de todo o Brasil, o Prêmio IEL de Estágio ocorre nesta quarta-feira, 12, em Goiânia. A disputa, que chega à sua 12ª edição, conta com a participação de Goiás em quatro das sete categorias: Estagiário Destaque, Micro/Pequena Empresa, Sistema Indústria e Instituição […]

11 de setembro de 2018

– Rafael Lara Martins, do escritório Lara Martins Advogados que concorre na categoria Micro/Pequena Empresa, com o programa de estágio criado há quatro anos e desenvolvido em parceria com o GMPR Advogados e o Arthur Rios Advocacia

Condecoração que reconhece as melhores práticas das empresas, estagiários e instituições de ensino de todo o Brasil, o Prêmio IEL de Estágio ocorre nesta quarta-feira, 12, em Goiânia. A disputa, que chega à sua 12ª edição, conta com a participação de Goiás em quatro das sete categorias: Estagiário Destaque, Micro/Pequena Empresa, Sistema Indústria e Instituição de Ensino Técnico. A cerimônia ocorre a partir das 19 horas, no Teatro do Sesi, no Setor Santa Genoveva, em Goiânia.

Pelo segundo ano seguido, o escritório Lara Martins Advogados concorre na categoria Micro/Pequena Empresa. Nesta edição, disputa o posto de campeão com negócios da Bahia e de Roraima. Em destaque, o programa de estágio criado há quatro anos e que hoje é desenvolvido em parceria com o GMPR Advogados e o Arthur Rios Advocacia. A iniciativa já abocanhou o troféu regional nos três últimos anos e, em 2017, alcançou a segunda colocação na etapa nacional.

O programa, explica o advogado Rafael Lara Martins, seleciona por meio de provas e entrevistas três alunos que durante um ano passarão pelas diferentes funções e departamentos dos escritórios. “Os três melhores classificados iniciam o estágio ao mesmo tempo e passam pela recepção, administrativo, financeiro até chegar à área jurídica, propriamente, fazendo um revezamento entre as funções e os escritórios”, detalhou ao EMPREENDER EM GOIÁS.

Durante o programa, os estudantes também vivenciam durante três semanas a rotina dos donos dos negócios. “Nosso escritório fomenta uma possibilidade de estágio que aproxime o estudante da realidade do mercado de trabalho”, diz Lara Martins. Ao final, os estagiários também fazem um relatório com a análise sobre a experiência e precisam apresentar, no mínimo, uma sugestão de melhoria. Todo o trabalho é coordenado por um quarto escritório, comandado pelo primeiro estagiário do projeto.

Estagiário Destaque

Já na categoria Estagiário Destaque, o projeto goiano concorrente foi idealizado por Henrique Carvalho de Oliveira, 23 anos. Recém-formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Goiás (UFG), ele concorre com um projeto de utilização de drones para levantamento topográfico desenvolvido na Welt Energia, onde estagiou por um ano e três meses.

Recém-formado em Engenharia Civil pela UFG, Henrique Carvalho concorre com um projeto de utilização de drones para levantamento topográfico desenvolvido na Welt Energia, onde estagiou por um ano e três meses

Com três meses de estágio, Henrique ficou responsável pela contratação de empresas que faziam o levantamento do relevo da região em que centrais geradoras hidrelétricas seriam instaladas. “Conhecer a topografia da região é uma etapa fundamental em todos os projetos”, ressalta. Durante este trabalho, Oliveira teve a ideia de internalizar toda a atividade – antes terceirizada e feita por meio da topografia convencional – com o uso de drones.

Henrique foi responsável por todo o processo: da ideia à implantação, tendo inclusive ministrado treinamentos na empresa. “Hoje, a metodologia vem se mostrando eficiente e tem dado muito certo. Conseguimos ganhar em qualidade, produtividade e economia. Em alguns casos, conseguimos diminuir em 50% o custo do levantamento”, comemora.

Henrique foi o vencedor do Prêmio IEL de Estágio, etapa regional, realizado em maio. Agora, na etapa nacional, concorre contra projetos de estudantes da Bahia e do Paraná. “O prêmio comprova que o trabalho desenvolvido tem relevância. É um legado para empresa, para o curso e para mim, pois foi um fator decisivo para minha contratação”, pondera ele, já efetivado na Welt Energia.

Outras categorias

Goiás também disputa o primeiro lugar na categoria Sistema Indústria, com o Instituto Senai de Tecnologia e Automação e Instituição de Ensino Técnico, com o Senai/GO. Também fazem parte da premiação as categorias: Grande empresa; Instituição de ensino superior e Média empresa.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.