quinta-feira, 18 de abril de 2024
“As pessoas estão empreendendo do jeito errado”

“As pessoas estão empreendendo do jeito errado”

“As oportunidades de empreender são muitas, em diversos ramos de atividades. Mas as pessoas estão empreendendo do jeito errado e até por razões equivocadas. Daí a necessidade de se ter uma capacitação técnica antes de começar o negócio”. O alerta é de Facundo Guerra, 37 anos de idade, um dos cem empreendedores mais influentes do […]

8 de agosto de 2018

Facundo Guerra: “É preciso ter uma razão para empreender, pois empreender é se expressar através do seu produto. Seu produto é um pedaço de você, ele reflete a sua cabeça.”

“As oportunidades de empreender são muitas, em diversos ramos de atividades. Mas as pessoas estão empreendendo do jeito errado e até por razões equivocadas. Daí a necessidade de se ter uma capacitação técnica antes de começar o negócio”. O alerta é de Facundo Guerra, 37 anos de idade, um dos cem empreendedores mais influentes do mundo, em entrevista ao EMPREENDER EM GOIÁS, antes de falar no Circuito de Palestras Sebrae-GO – Inovação com propósito e sem dinheiro -, nesta quarta-feira (8), no Centro de Convenções de Goiânia.

Facundo diz que toda pessoa ao se tornar empreendedora precisa, primeiro, ter um propósito e capacitação técnica. “O primeiro passo é saber o que é capital de giro e saber o que é contas a pagar e a receber. Muita gente abre um negócio e pensa que está empreendendo e já começa a expandir. Entra num círculo vicioso. Quanto mais dinheiro ganha, mais dinheiro gasta e mais o seu custo de vida aumenta. Aí é que está o perigo da pessoa se afundar”, alerta.

A dica de Facundo Guerra aos novos empreendedores, e aos que já estão empreendendo, é que se preparem através de estudos, busquem assessoria técnica com o Sebrae, tenham conhecimentos de finanças, de administração e do negócio que estão realizando. “Apenas com ideia romântica não se alcança sucesso. É preciso ser bom no que se propõe a fazer”, afirma.

O empresário tem convicção que a economia brasileira vai melhorar e muito a partir do próximo ano, por isso sugere aos empreendedores que tenham sangue frio, neste momento, até o Brasil superar as adversidades. Outra dica é não terem atitudes desesperadas e nem relaxarem na qualidade dos produtos e serviços oferecidos aos consumidores.

Na opinião de Facundo Guerra, com poucos recursos financeiros é possível montar um negócio de sucesso, desde que a pessoa tome todos os cuidados. “O empreendedorismo é o futuro no Brasil, pois já não existem empregos como os ofertados nas décadas de 70 e 80”, observa.

Sucesso

Com mais de 10 negócios de sucessos voltados ao entretenimento e ícone da noite paulista, além de ser referência em inovação e economia criativa no Brasil, Facundo Guerra, nascido na Argentina e filho de pais brasileiros, não planejou ser empreendedor. Foi quase forçado a seguir este caminho, como ele mesmo conta, após perder o emprego numa multinacional, em São Paulo.

Com o dinheiro da indenização se associou a um amigo e abriu uma confecção de roupas, que logo faliu. Mas logo surgiu outra oportunidade de se tornar sócio de uma boate no Centro de São Paulo. Daí não parou mais. “Empreender é uma viagem sem retorno. Você sai do mercado de trabalho e não vai conseguir voltar. Por isso, é preciso ter uma razão para empreender, pois empreender é se expressar através do seu produto. Seu produto é um pedaço de você, ele reflete a sua cabeça”, sentencia Facundo.

Facundo Guerra: “O empreendedorismo é o futuro no Brasil. Mas para empreender, é preciso ter propósito e capacitação técnica. Na basta ter apenas uma ideia romântica.”

Círculo

Nos próximos meses, o Sebare Goiás vai promover 27 edições do Círculo de Palestras que contarão com palestras e talk shows com temas relacionais ao empreendedorismo e inovação; gestão e liderança e mercado.

As palestras são gratuitas e as inscrições podem ser feitas na loja virtual Sebrae https://lojavirtual.sebraego.com.br/loja/ ou na Central de Relacionamento 0800 570 0800. O Circuito de Palestras é um evento aberto ao público, que apresenta em cada edição em média três palestras, com palestrantes de renome nacional e empresários de sucesso, cujas experiências empresariais podem inspirar o público a também empreender no próprio negócio. Este ano, fazem parte do time de palestrantes Facundo Guerra, Christian Barbosa, Claudio Tomanini, Vandré Salles, Thatiane Deândhela, Janderson Santos, Chris Taveira e Aline Jajah.

O diretor-superintendente do Sebrae Goiás, Igor Montenegro, explica que as palestras proporcionam aos participantes o acesso a informações atualizadas sobre os diversos temas abordados (empreendedorismo e Inovação, gestão e liderança e mercado, dentre outros), além das experiências exitosas dos palestrantes, que por sua vez, praticam o empreendedorismo em suas atividades.

Montenegro ressalta a importância da inovação, um dos temas do Circuito de palestras deste ano. “Faz parte da missão do Sebrae promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios através da inovação dos seus produtos, processos e serviços. Inovação é uma ideia ou invenção, que transformada e aplicada numa forma de atender a uma necessidade e implementada e aceita pelo mercado, gera rentabilidade e lucro para a empresa, movimenta a economia, muda hábito e quebra paradigmas”, completa.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.