sexta-feira, 19 de abril de 2024
Empresária recomenda transparência para alcançar sucesso

Empresária recomenda transparência para alcançar sucesso

Informação e transparência são os passaportes de acesso ao universo do sucesso no empreendedorismo. As dicas são de Paulina Sygulska, em entrevista ao EMPREENDER EM GOIÁS, antes de fazer sua palestra sobre o tema Culture off Innovation: How to Future Proof you Company, no Fórum Mundial de Empreendedorismo, que começou nesta quinta-feira (24) e se […]

25 de maio de 2018

Paulina Sygulska: “Quanto mais informação disponível, mais fácil se torna a gestão. O acesso restrito à informação gera desequilíbrio de poder, de política e falta de confiança”

Informação e transparência são os passaportes de acesso ao universo do sucesso no empreendedorismo. As dicas são de Paulina Sygulska, em entrevista ao EMPREENDER EM GOIÁS, antes de fazer sua palestra sobre o tema Culture off Innovation: How to Future Proof you Company, no Fórum Mundial de Empreendedorismo, que começou nesta quinta-feira (24) e se encerra nesta sexta-feira (25) em Goiânia, no Centro Universitário Alves de Faria (Unialfa), na Perimetral Norte. “Sugiro aos empreendedores fazerem com que suas empresas sejam o mais transparentes possível desde o começo. Quanto mais informação disponível, mais fácil se torna a gestão”, orienta Paulina, que é empresária, investidora anjo, palestrante do TEDx e fundadora da GrantTree, empresa que ajuda startups a navegarem pelo complexo mundo dos investimentos governamentais. Veja a entrevista de Paulina Sygulska.

O que os empreendedores podem implementar em suas empresas para promover a cultura aberta?
Primeiro, confie nas pessoas mais do que é suposto que elas mereçam confiança. Ninguém começa um trabalho para fazer ele mal. Nós temos um desejo intrínseco de fazer um bom trabalho com o que gostamos. O papel de um líder é dar espaço para as pessoas descobrirem como elas trabalham melhor e deixá-las fazer isso. Isso inclui deixá-las errar. Sugiro também aos empreendedores fazer com que as empresas deles sejam o mais transparente possível desde o começo. Quanto mais informação disponível, mais fácil se torna a gestão. O acesso restrito à informação gera desequilíbrio de poder, de política e falta de confiança. Em outras palavras, ela transforma sua empresa do foco no futuro e a torna focada no medo. Por fim, acredito que é importante criar um ambiente em que as pessoas tenham interesse no sucesso de sua empresa. Isso significa compartilhar lucros que são, afinal de contas, um resultado do sucesso de toda a equipe e dar às pessoas um senso de propriedade de seu trabalho.

Paulina Sygulska: “A cultura aberta é, na minha opinião, um passo em direção ao tipo de mundo onde nenhum desafio parece intransponível. Tenho motivos para acreditar que é mais do que uma tendência”

Como a cultura aberta pode beneficiar as empresas e os funcionários?
De várias formas. O que é mais importante é que isso promova um ambiente em que as pessoas são confiáveis (não apenas com seu trabalho, mas também com informações confidenciais da empresa) e tratadas como adultos. Tratar pessoas como adultos é uma revolução no mundo dos negócios. O mundo está absolutamente cheio de pessoas com cérebros incríveis e potencial ilimitado, provavelmente 90% dos quais nunca são falados por causa das maneiras pelas quais as organizações tradicionais funcionam. Se fosse possível liberar esse potencial e capacitar as pessoas para realmente estarem totalmente vivas no trabalho, salvaríamos o planeta, acabaríamos com a pobreza e resolveríamos muitos outros problemas civilizacionais com os quais estamos lutando hoje como população global. A cultura aberta é, na minha opinião, um passo em direção ao tipo de mundo onde nenhum desafio parece intransponível.

A cultura aberta é uma tendência?
Tenho aprendido com vários líderes fantásticos e me reunido com muitos fundadores que estão cansados das velhas formas de administrar negócios. Tenho motivos para acreditar que é mais do que uma tendência. É um próximo passo natural da evolução da consciência humana e como isso afeta as organizações humanas. A maneira como trabalhamos, a maneira como nos relacionamos com o trabalho e o significado que atribuímos a ele está mudando para sempre. Nossos sistemas sociais, políticos e comerciais nos decepcionaram várias vezes e é hora de uma atualização. Estou convencida de que a próxima onda de fabricantes de mudanças está vindo do mundo dos negócios.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.

One thought on “Empresária recomenda transparência para alcançar sucesso”

  1. Jaime Canedo disse:

    Excelente matéria de um evento relevante para disseminar entre os jovens a cultura do empreededorismo via vocação ou necessidade .