sábado, 20 de abril de 2024
Grupo Natureza se reinventa e segunda geração assume em 2021

Grupo Natureza se reinventa e segunda geração assume em 2021

Terceiro maior franqueado do Boticário no Brasil, com 36 lojas na Grande Goiânia, o Grupo Natureza se reorganizou administrativamente, instalou processo de governança e está com a gestão encaminhada para as próximas décadas, como explica o presidente Divino José Dias, em entrevista ao EMPREENDER EM GOIÁS. “Estamos entregando para nossos sucessores uma empresa pronta para […]

12 de maio de 2018

Divino José Dias, Cândida Maria Dias Gobbo e Jaci Dias Melo de Oliveira, na sede do Grupo Natureza, terceiro maior franqueado de O Boticário no Brasil

Terceiro maior franqueado do Boticário no Brasil, com 36 lojas na Grande Goiânia, o Grupo Natureza se reorganizou administrativamente, instalou processo de governança e está com a gestão encaminhada para as próximas décadas, como explica o presidente Divino José Dias, em entrevista ao EMPREENDER EM GOIÁS. “Estamos entregando para nossos sucessores uma empresa pronta para mais 40 anos, no mínimo”, garante.

A história da multifranqueada começou em Brasília, em 1979, quando Divino, que morava na capital federal, conheceu O Boticário por meio de um amigo. Iniciou a venda de produtos em seu apartamento e, um ano depois, soube da intenção da empresa em montar uma praça em Goiânia. Nascia, em 1980, a primeira loja da rede de cosméticos e de perfumes na capital, na Rua 9 com Assis Chateaubriand.

Ainda morando em Brasília, Divino convoca Jaci Dias Melo de Oliveira para administrar o empreendimento. Durante um ano, ela cuidou do espaço com o auxílio de uma vendedora. Ainda em 1980, Divino e o esposo de Jaci, o médico Marcos Antonio Oliveira, falecido em 2017, se tornam sócios.

Oliveira havia sido contemplado com uma carta de consórcio de um automóvel, um Fusca, e o carro foi o passaporte para sua entrada no negócio. Em 1983, Divino e a esposa, Cândida Maria Dias Gobbo, retornam a Goiânia e ela assume, junto com Jaci, a administração das lojas, enquanto ele passa a cuidar do então centro de distribuição da empresa.

Divino José Dias, Cândida Maria Dias Gobbo, Jaci Dias Melo de Oliveira e Marcos Antonio Oliveira (falecido), durante convenção de franqueados em 2011

Governança

Em 2021 – um ano depois de completar 40 anos – a multifraqueada deve passar às mãos da segunda geração de seus fundadores. Vão assumir o empreendimento o hoje diretor de Negócios, Rodrigo Dias Gobbo, e o atual diretor financeiro Marco Antônio de Oliveira.

Divino José Dias explica que a primeira fase da reorganização foi iniciada em 2013 e finalizada três anos depois. Já na segunda fase, com a instalação da governança corporativa, foram criados os conselhos consultivos, externos e internos – este último tem a participação de Cândida, como conselheira.

Já outra fundadora, Jaci Dias, é hoje responsável pela área de responsabilidade social da empresa. Os quatro filhos dos casais também se tornaram sócios do negócio. “É um processo muito importante que a maioria das empresas precisa fazer, principalmente os familiares”, reflete.

Consolidação

Além das lojas o Boticário, o Grupo Natureza tem ainda cinco lojas da Quem disse, Berenice? e uma do Chopp Brahma Express. Só com os estabelecimentos da rede de cosméticos e perfumaria, o Grupo Natureza alcança um público de 2,2 milhões de pessoas, em cidades como Goiânia, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Hidrolândia, Guapó, Aragoiânia, Abadia de Goiás e Santo Antônio de Goiás. “São 450 empregos diretos, além de contratações sazonais em datas como dia das mães, dos namorados e Natal, e 1.500 empregos indiretos”, informa.

O Grupo ainda mantém dois espaços do revendedor, um na Castelo Branco e outro na Rio Verde. Reformulado, o Chopp Brahma Express também passou a ofereceu também 30 rótulos de cervejas especiais.

Na análise de Divino e Cândida, a identificação com a visão e o modelo de negócios da rede nacional de cosméticos e de perfumes ajudaram a pavimentar o caminho do Grupo Natureza. “Trouxemos a marca para Goiânia e a colocamos no mesmo nível que encontramos em outros lugares do Brasil, em alto padrão”, diz ele. Para Cândida, o Grupo “tem a vantagem de ter participado da construção do modelo de franquia do Boticário e sempre nos identificamos com seus valores e propósitos”.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.

One thought on “Grupo Natureza se reinventa e segunda geração assume em 2021”

  1. D landim disse:

    Muito orgulho por esse grupo!